Primavera começou quente em Macapá

25/09/2017 às 12:20
por Angela Ruiz

Oferecimento
Época do ano é considerada o início do verão amazônico

Climatologicamente, o Amapá, o norte do Pará e o norte do Amazonas tem sua época mais quente do ano nos meses de primavera, quando a quantidade de nuvens é menor e as pancadas de chuva não são frequentes. Como a região Norte fica próxima ao Equador não há grandes variações de temperatura. É sempre quente. As estações do ano não são tão definidas como na parte centro sul do país. No Amapá, norte do Pará e do Amazonas, essa época do ano é considerada o verão amazônico um período de quase ou sem chuva.

 

De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, os meses de setembro, outubro e novembro são os meses mais secos do ano em Macapá. Somada a média de chuva Climatológica destes três meses, a precipitação não passa dos 134 milímetros. Sendo que o mês de outubro é o mês mais seco do ano com média de 32 milímetros. Porém, neste mês de setembro a chuva já ultrapassou a média que é de aproximadamente 43 milímetros. Para se ter uma ideia, do dia 01/09 até o dia 24/09 já foram acumulados em Macapá quase 48 milímetros de chuva. Ou seja, faltando cinco dias para o fim do mês ainda poderão ser observados algumas pancadas de chuva de forma isolada no estado do Amapá.    

 

Foto: Maryzethe Fernandes - Macapá - AP

Temperatura

A Primavera começou quente em Macapá. Com relação à temperatura, Setembro está com a temperatura um pouquinho acima da média climatológica, tanto as máximas quanto as mínimas.  

De acordo com dados da estação convencional do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, desde o dia 01 de setembro até agora a média de temperatura máxima neste período está em torno de 33,3°C, sendo que a média normal é de 32,6°C. Quanto a temperatura mínima, até agora, a média é de 25,1°C, sendo que a média normal é de 24,1°C, ou seja, a temperatura mínima está 1,0°C acima da média normal para o mês.

 

Na maior parte da região Norte, o que se observa é o predomínio do ar quente e úmido que facilita a formação de nuvens de chuva. Porém, alguns estados como Tocantins e Amapá enfrentam uma situação mais delicada com o tempo seco.

 

Acompanhe a previsão da Primavera para a Região Norte

Leia também: Palmas está tendo o setembro mais quente de sua história

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%

Macapá - AP

24°
min

28°
max

35mm / 90%