Oferecido por
O calor e a alta umidade do ar predominam sobre a Região Norte do Brasil. Entre hoje (26) e amanhã (27), o tempo fica mais instável com condições para pancadas de chuva a qualquer hora no Acre, Rondônia e sul do Amazonas.
No Pará, o predomínio é de sol e calor. Por causa do aquecimento ocorrem pancadas de chuva. A cidade de Belém que já iniciou os preparativos de decoração para a comemoração do Círio de Nazaré, no mês de Outubro deve estar atenta a previsão. Nesta quarta-feira (27), em Belém, há chance de chuva forte à tarde, mas que não dura muito tempo.
De acordo com os meteorologistas da Climatempo, o calor associado às condições meteorológicas favoráveis ao crescimento de nuvens colabora para a ocorrência de pancadas de chuva nas outras áreas do Norte do país, exceto na maior parte do Tocantins, onde o tempo seco ainda predomina.
A cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins, completou ontem (25/09), um total de 135 dias sem chuva. A última chuva com acumulados relevantes ocorreu entre os dias 12 e 13 de maio, com volume de 13,7 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Historicamente, setembro ainda é um mês com pouquíssima chuva para região e esta semana a possibilidade de chuva em Palmas ainda é baixa, apesar do indicativo do aumento da umidade sobre o Tocantins. Serão principalmente os municípios mais próximos à divisa com o Pará e o Mato Grosso que terão maior chance de chuva.
A primavera de 2017 pode dar mais chuva do que o normal já em outubro para várias áreas da Região Norte. Porém, a maior parte da chuva cai na segunda quinzena do mês.
Acompanhe como será a Primavera na Região Norte
Foto: Luciana Luss - Porto Velho - RO