Curitiba em alerta para chuva ácida

27/09/2017 às 13:11
por Angela Ruiz

Atualizado 27/09/2017 às 15:13

Oferecimento
Você já ouviu falar neste fenômeno?

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná publicou um alerta ontem (26) sobre a possibilidade de chuva ácida para os próximos dias em Curitiba e outras cidades do Paraná. A Defesa Civil orienta que nesta semana seja evitado o contato com a chuva.

 

É mais como precaução, pelo período longo de estiagem. As primeiras chuvas podem vir mais carregadas de poluentes e o alerta emitido funciona mais por uma precaução para quem tenha uma sensibilidade maior”, afirma o tenente Marcos Vidal, da Defesa Civil do Paraná.

 

As condições para chuva na região de Curitiba e em todo o Paraná são altas nos próximos dias por causa da passagem de uma frente fria nesta quinta-feira e da atuação de áreas de instabilidade nos dias seguintes. Pode chover com moderada a forte intensidade.

 

Mas, afinal o que é chuva ácida?

De acordo com o meteorologista Ivan Heten, especialista em poluição atmosférica o dióxido de enxofre, emitido pela queima de óleos e combustíveis rico em enxofre (derivado de petróleo), próximo à superfície reage rapidamente para formar o trióxido de enxofre, que em presença de água irá formar o ácido sulfúrico.

 

Heten explica ainda que a intensidade da chuva e o tamanho das gotas de água tem influência na chuva ácida. "Se tivermos o aumento da umidade provocada por circulação local (brisa marítima) esse ácido formado será utilizado como CCN (núcleos de condensação de nuvens) e como sabemos, a chuva associada a esse tipo de processo é fraca. Uma chuva fraca neste caso é pior, pois a concentração de ácido é maior (maior concentração de ácido por gota, já que a gota é pequena)."

 

"A chuva associada à uma frente fria não teria o ácido produzido atuando como CCN nas gotículas de nuvem, mas removeria o ácido produzido próximo à superfície por meio da deposição úmida, o que também é considerado como chuva ácida, porém a concentração por gota será menor." Logo, os danos provocados pela chuva de uma frente fria seriam menores do que no caso de uma chuva fraca, de uma brisa marítima.

 

A recomendação é que população evite tomar banho de chuva. Em contato com a pele a chuva ácida pode causar irritação, principalmente em crianças, que têm uma sensibilidade maior, informa a Defesa Civil paranaense.

 

Acompanhe a previsão para os próximos 15 dias em Curitiba. Clique aqui

 

Foto: Roberto de Vasconcelos Meira - Curitiba - PR

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

23°
max

0mm / 0%