Oferecido por
Uma grande área de instabilidade, formada por um cavado na média atmosfera (área de baixa pressão alongada), avançou sobre o Sudeste do Brasil e finalmente mudou o tempo em grande parte da Região. Na imagem de satélite das 09 horas da manhã deste sábado (30), era possível ver as nuvens associadas a este sistema sobre Goiás, Minas Gerais, Rio De Janeiro e São Paulo.
Essas grandes instabilidades voltaram a provocar chuva em muitas áreas do estado do Rio de Janeiro já na sexta-feira (29). Na cidade do Rio, a chuva voltou mesmo no sábado (30). De acordo com o Alerta Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, os volumes acumulados em apenas 4 horas (entre 5h50 e 09h50) chegavam a quase 10 milímetros. No estado do Rio, o INMET registrou 25 milímetros em Resende, 19 milímetros em Paraty e 9 milímetros em Angra dos Reis no período entre 03h e 09h deste sábado (30).
No domingo (01 de outubro) essas instabilidades vão se deslocar para o Espírito Santo e o tempo volta a abrir no Rio de Janeiro, inclusive na cidade do Rio. A temperatura entra em rápida elevação e volta a fazer calor. A segunda-feira será marcada por sol forte, calor intenso e ventos moderados a fortes. Isso por causa da aproximação de novas áreas de instabilidade, que voltam a provocar chuva generalizada na terça-feira (03).