Maranhão pode ter pancadas de chuva

03/10/2017 às 15:24
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade também aumentam pelo litoral

O ar seco e quente está predominando sobre o Nordeste afastando a possibilidade de chuva. Situação normal para este período do ano, já que a primavera não é época de chuva na maior parte da Região. O retorno das pancadas de chuva na estação é esperado para poucas áreas, como o sul do Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia. O Maranhão já pode ter algumas pancadas de chuva nos próximos dias

 

Maranhão e costa leste com chuva 

Nesta quarta-feira (4), o sol continua forte com temperaturas muito elevadas especialmente no interior do Nordeste. Municípios do Piauí e do Maranhão terão mais um dia temperaturas máximas perto ou até acima dos 40°C. Floriano (PI), registrou dois dias consecutivos, no domingo (1) e na segunda-feira (2), a temperatura mais alta do Brasil, com máximas de 41,3°C e 40,7°C respectivamente. 

 

Nuvens carregadas voltam a crescer sobre o sul e o litoral do Maranhão durante esta quarta-feira e são esperadas algumas pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Há possibilidade de chuva inclusive em São Luís. As pancadas de chuva ainda poderão ocorrer principalmente na divisa com o Pará durante a quinta-feira (5). 

 
   Foto: Adalberto Junior. Imperatriz/MA.

 

O sul do Piauí e oeste da Bahia vão continuar sem chuva pelo menos até o final desta semana. 

 

O litoral leste do Nordeste, que está com o tempo firme já há alguns dias, também volta a ter pancadas de chuva rápidas e fracas. A instabilidade tende a aumentar um pouco mais pela costa leste favorecendo a formação de bastante nebulosidade e a ocorrência de mais pancadas de chuva a partir de quinta-feira (5).  

 

Confira no mapa o acumulado de chuva estimado para toda a Região até o dia 8 de outubro: 

 

chuva_NE_4.10 

 

 

 Veja do Agroclima: Chuva favorece o desenvolvimento dos canaviais