Sul do Brasil continua em alerta para muita chuva

12/10/2017 às 12:35
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de enchente e alagamentos até a noite de sexta-feira

A segunda semana de outubro está sendo marcada por muita chuva sobre a Região Sul do Brasil. Há dois chove praticamente sem parar sobre a maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Paraná, mesmo com a presença do sol na manhã deste feriado de 12 de outubro, as pancadas de chuva voltam a partir da tarde e podem ser fortes.

 

Mais chuva em SC e no RS

As condições atmosféricas até a noite da sexta-feira, 13 de outubro, vão continuar favoráveis a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a Região Sul, mas as nuvens carregadas vão continuar concentradas sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. Assim, os dois estados continuam com chuva persistente e volumosa até a sexta-feira. Mas também há risco de granizo e intensas rajadas de vento entre 70 km/h e 100 km/h.

No Paraná, continua tendo períodos sol também nesta sexta-feira, mas fica sujeito a temporais à tarde e à noite.

 

Os maiores volumes de chuva no Brasil entre a manhã do dia 11 e a manhã de 12 de outubro ocorreram na Região Sul.

 

 

Maiores volumes de chuva no BR entre 11 e 12 de outubro de 2017 (INMET)

 

Enchente e alagamento

Com o grande volume de chuva que vem se acumulando desde o início da semana, muitas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do sul/sudoeste do Paraná estão vulneráveis e podem ter alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos nos próximos 2 ou 3 dias.

Ventania

Na madrugada e manhã de 12 de outubro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou fortes rajadas de vento no Sul do Brasil. A mais intensa ocorreu em Soledade (RS) e alcançou 102 km/h. Em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC), ocorreu uma rajada com 87 km/h.

 

Feriado prolongado termina com sol

As áreas de instabilidade sobre a Região Sul se associam com uma frente fria no sábado, que vai mudar o deslocamento das nuvens carregadas no fim de semana. A frente fria vai avançar para a Região Sudeste fazendo com que as áreas de instabilidade saiam do Sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul, a chuva deve parar no sábado. No domingo, 15 de outubro, o sol já estará predominando sobre a maioria das áreas da Região Sul.

  

 

Chuva supera em Proto Alegre

Em 12 dias, o total de chuva que caiu sobre Porto Alegre superou a média história para outubro, que é de aproximadamente 114 mm. Do dia 1 até 9 horas do dia 12 choveu 139,0 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Este total está 22% acima da média para o mês. Apenas entre o meio da manhã do dia 10 e o meio da manhã do dia 12 choveu aproximadamente 102 mm.

 

 

Foto de Ricardo Pigatto, Erechim (RS)

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%