Chuva no Sul afeta produtores

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na última quarta-feira (11/10) a convergência de umidade em baixos níveis associada a um sistema de baixa pressão levou a formação de nebulosidade e elevado volume de chuva em todo noroeste do Rio Grande do Sul. Os temporais, com quedas de granizos e ventos fortes, prejudicaram as lavouras de trigo da região, levando prejuízo aos agricultores.

 

A produção de soja também foi impactada e os agricultores já estão visando o replantio na região. Enquanto isso em grande parte do MT, MS e MG os agricultores esperam ansiosamente pela estabilização das chuvas com maior frequência para dar início ao plantio com maior confiança e estabilidade. 

 

A agricultora Luana Belusso, gerente da fazenda Concórdia no norte do MT, tem conversado bastante com nossa equipe de meteorologistas e expressado a grande preocupação com a escassez de chuvas para sua região. Segue abaixo a previsão de chuva acumulada para os próximos dias em todo o Brasil.

 

br_diaria2_semmascara

Figura 1: Chuva prevista (mm) para todo o Brasil – 14/10/2017

 

br_diaria3_semmascara

Figura 2: Chuva prevista (mm) para todo o Brasil – 15/10/2017 

 

As chuvas fortes e possibilidade de temporais com granizos irão permanecer no RS e parte de SC durante o dia (13/10). A partir de sábado (14/10) a atuação de um sistema de alta pressão irá inibir a formação de nebulosidade no estado, cessando as chuvas. Já para as regiões produtoras no MT, norte de MS, interior de SP e grande parte da BA a previsão é escassez de chuva para os próximos dias podendo ocorrer pancadas isoladas com baixa duração, MG se mantém com a ausência de chuvas.

 

vv4

Figura 3: Chuva acumulada prevista (mm) para todo o Brasil entre o dia 14/10/2017 e 18/10/2017

 

AgroclimaPro

Muitos agricultores tem nos procurado, preocupados com o impacto do clima na produtividade de suas fazendas. Uma das questões que eles mais destacam é a previsão de chuva disponível no site e o comentário é: as vezes existe previsão de chuva para o meu município. Só que chove na fazenda do meu vizinho e não chove na minha fazenda.

 

Pensando nisso a Climatempo desenvolveu a plataforma Agroclima Pro com previsões de chuva direcionadas para fazenda, e ainda com o risco de chuvas fortes, queda de granizo, geadas e queimadas. Se trata da melhor plataforma para o agricultor que precisa se planejar com antecedência e evitar perdas devido a variações do tempo.

 

Segue abaixo um slide de uma fazenda monitorada pelo Agroclima Pro em MT.

 

Agroproimagem cópia cópia

 

Fique por dentro das análises meteorológicas no Blog do AgrolimaPro

Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.

Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas