Norte: Alerta de temporais

13/10/2017 às 15:24
por Angela Ruiz

Oferecimento
Umidade aumenta no Tocantins

O fim de semana começa com aumento da chuva em várias áreas da Região Norte do Brasil.

Os níveis de umidade começaram a aumentar e como o ar já está muito quente, as nuvens de chuva voltam a se formar especialmente, no Tocantins. Para se ter uma ideia, o calorão tem sido constante, em Palmas, onde a temperatura máxima tem ficado próxima dos 40°C, nos últimos dias. A última chuva registrada na capital tocantinense ocorreu no dia 5 de outubro, quando foram acumulados 4,6 milímetros, segundo o Inmet.

 

Neste sábado (14), as áreas de instabilidade se intensificam sobre o Acre, Amazonas e Rondônia. Nestas áreas, a situação é de alerta para o risco de chuva forte, inclusive nas capitais Porto VelhoRio Branco com rajadas de vento de até 80km/h.

 

Roraima e Pará e quase todo o Tocantins terão um dia de sol, calor e pancadas de chuva de forte intensidade à tarde a noite que podem vir acompanhadas de descargas elétricas. No Amapá, faz bastante calor e há chance de chover é muito pequena.     

 

No domingo, (15), a instabilidade diminui no Acre e em Rondônia, mas no Amazonas ainda chove forte a qualquer hora do dia com queda de raios. No Tocantins, o calor e a alta umidade do ar favorecem o crescimento de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em quase todo o estado. Vale lembrar, que o tempo não fica completamente fechado e o sol aparece.

 

No Amapá, o domingo será quente e seco e a chance de chuva é mínima, na capital Macapá.

 

Veja também: Boletim e análise meteorológica das principais culturas

Calor intenso de Outubro no Brasil

 

Foto: Alysson Moreira - Porto Velho - RO

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 83%