Chuva forte no Tocantins

16/10/2017 às 16:57
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/10/2017 às 18:08

Oferecimento
Calor diminui em muitas áreas do estado

Fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer no centro-norte do Tocantins e desta vez caíram também sobre Palmas, a capital do estado. As nuvens carregadas chegaram sobre Palmas no fim da manhã com chuva e rajadas de vento de 44 km/h no aeroporto local.

 

Nas imagens de satélite, as manchas azuladas e vermelhas indicam as nuvens mais carregadas com potencial para chuva forte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,0 mm sobre Colinas do do Tocantins entre 14 horas e e 15 horas segunda-feira, 16 de outubro. Marianópolis do Tocantins recebeu quase 46 mm de chuva entre 14 e 17 horas. Em Palmas choveu quase 5 mm entre meio-dia e 15 horas. Em Araguaína choveu 10,0 mm por volta das 13 horas.

 

 

to4Kirr_animado

 

 

Chuva irregular

Por enquanto a chuva da primavera continua muito irregular sobre o Tocantins. Para esta terça-feira, a previsão é de que mais pancadas de chuva ocorram por quase todas as regiões do Tocantins, inclusive na região Palmas. Pode chover forte, mas a chuva não se prolonga por muitas horas. Mas entre a quarta-feira e o domingo, o tempo seca de novo e quase todo o estado voltar ter sol forte e aumento do calor. Neste período só o norte do Tocantins deve ter pancadas de chuva.

 

 A chuva molhou Palmas de verdade na segunda-feira, 16/10/17. As imagens são de  Thiago Leão.

 

 

 

Menos calor

A chuva e o aumento da nebulosidade evitaram que o calor fosse tão intenso como nos últimos dias, quando a temperatura se aproximou dos 40°C na maior parte do estado. Em várias áreas do Tocantins, as temperaturas por volta das 14 horas desta segunda-feira estavam de 8°C a 13°C abaixo do observado no domingo neste mesmo horário.Em Palmas, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima nesta segunda-feira não passou dos 34°C, mas chegou aos 39°C no domingo.

O calor vai aumentar com a redução da nebulosidade e da chuva a partir da quarta-feira.

 

 

Chuva na Região Norte

A maioria das áreas da Região Norte tem uma semana com sol e pancadas de chuva à tarde e à noite. Pode chover forte, exceto no Amapá. Confira a previsão para Região Norte.

 

 

 

Foto de Gleive Marcio, Palmas (TO)

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

24°
min

33°
max

10mm / 90%