Plantio da soja está paralisado no Sudeste e Centro-Oeste

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A segunda-feira (16) será de tempo aberto em, praticamente, todo o Brasil. Apenas há possibilidade de ocorrências de algumas pancadas de chuvas muito isoladas e de baixa intensidade em alguns pontos da região central do país, no período da tarde. Mas nada que possa minimizar os baixíssimos níveis de umidade do solo e até mesmo, fazer com que os produtores retornem o plantio da soja que está paralisado no Sudeste e Centro-Oeste.

 

No Sul, o tempo seco permite que os produtores avancem com o plantio do arroz, soja, milho e com a colheita do trigo, aveia e cevada.  O problema para as culturas de inverno é que as fortes chuvas ocorridas na semana passada prejudicaram muito a qualidade dos grãos o que irá resultar em perdas ainda maiores aos produtores.

 

A partir da terça-feira (17), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e provoca novamente chuvas fortes entre a terça e a quinta-feira em todo o estado. Novamente, o plantio do arroz, as culturas de inverno e a colheita do trigo serão prejudicados. Além é lógico que prejudicar ainda mais a qualidade dos grãos.

 

Para a cultura da soja, após a passagem desse sistema, as condições estarão bastante favoráveis ao plantio e desenvolvimento da soja e do milho. Com relação ao milho houve uma redução bastante significativa no percentual de área plantada, em relação à safra passada.

 

E aos poucos esse sistema estará avançando pela região central do Brasil e com isso, a partir da quinta-feira (19), há previsão de chuva mais generalizada para todas as regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. A partir da semana que vem, a chuva chega à região do Matopiba.

 

Fique por dentro das notícias agrometeorológicas para as culturas aqui  

Fique por dentro das análises meteorológicas no Blog do AgrolimaPro

Venha participar do Agrotalk. O primeiro evento agrícola sobre clima e produtividade no campo.

Não fique fora deste evento. Clique aqui e saiba mais!