Temporais avançam de MT para RO

17/10/2017 às 13:43
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte Linha de Instabilidade pode atingir parte do AM e do AC

Uma forte Linha de Instabilidade (LI) avança de Mato Grosso para Rondônia levando nuvens com temporais também para este estado. O deslocamento desta LI vem provocando chuva forte desde a tarde e noite de ontem. Os temporais começaram sobre o Tocantins, nordeste de Mato Grosso e leste do Pará e avançaram pelo centro-norte de Mato Grosso.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em Colinas do Tocantins choveu 41,0 mm entre 14 e 15 horas da segunda-feira, 16 de outubro e na manhã desta terça-feira, entre 9 e 10 horas choveu 65,8 mm sobre Juína, município de Mato Grosso próximo de Rondônia.

 

 

Nuvens carregadas de uma Linha de Instabilidade avançam de MT para RO e AM

 

 

A sequência de imagens de satélite mostra claramente as nuvens carregadas (manchas azuladas e vermelhas) da Linha de instabilidade (LI) avançando pelo centro-norte de Mato Grosso em direção a Rondônia.

  

No decorrer da tarde e noite desta terça-feira, o estado de Rondônia, incluindo a capital Porto Velho, também as áreas no sudeste/sul do Amazonas e do leste do Acre, incluindo Rio Branco, podem ter chuvas intensas e ventania por causa da passagem desta Linha de Instabilidade. Não se descarta a ocorrência de granizo. As rajadas de vento mais fortes podem alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.

Na madrugada desta terça-feira,17, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu rajadas de 77 km/h em Sorriso e em Sinop, municípios do norte de Mato Grosso.

 

 

Temporais no Tocantins em 16/10/17

 

Chuva nos próximos dias

No Tocantins, no sudeste do Pará e no leste de Mato Grosso, as condições para chuva são baixas nesta quarta-feira. O calor será intenso, com temperaturas em torno dos 40°C à tarde. A partir da tarde quinta-feira, as pancadas de chuva devem voltar a ocorrer no leste de Mato Grosso e no sudeste do Pará.

As demais áreas de Mato Grosso, do Pará, o Amazonas, Acre e Rondônia devem ter pancadas de chuva regulares até o fim da semana, com risco de temporais por causa do excesso de calor e de umidade no ar.

 

 

 

Foto de Silvanei, Santa Luzia D´Oeste (RO)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

31°
max

15mm / 90%

Rio Branco - AC

24°
min

31°
max

10mm / 67%