Chuva agrava condições das lavouras de trigo no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta-feira (19), uma frente fria provoca chuva em todo o estado do Rio Grande do Sul, sendo que em muitos municípios, os volumes acumulados nas últimas 24 horas, já superam os 50 mm. A chuva tem agravado ainda mais as condições das lavouras de trigo, cevada e demais culturas de inverno e inviabilizou totalmente o plantio do arroz, na metade sul do estado.

 

Não há previsão de chuvas generalizadas sobre nenhuma região produtora do Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia e Matopiba. Apenas poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas muito isoladas e de baixa intensidade sobre a faixa oeste dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

 

Na sexta-feira (20), as chuvas ainda deverão ser registradas, mas já em volumes menores e mais esparsas. Nos próximos cinco dias este sistema estará avançando pelo interior do Brasil.

 

Chuvas mais generalizadas? Onde?

 

Com a frente fria avançando ao longo do final de semana sobre o Sudeste, há previsões de chuvas mais generalizadas sobre as áreas produtoras do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e sobre a metade sul de Goiás e de Minas Gerais entre o domingo (22) e a segunda-feira (23). Essas chuvas apesar de ainda serem de volumes moderados, isto é, entre 10 a 30 mm, serão suficientes para permitir condições mais favoráveis ao plantio da soja e, principalmente ao desenvolvimento daquelas lavouras que já estão no campo, e sentindo muito os efeitos negativos da estiagem e do forte calor que vem ocorrendo nas últimas três semanas, já que a última boa chuva que ocorreu foi entre os dias 01 e 03/10. De lá pra cá, não houve mais nenhum registro de chuva.

 

Nas regiões nordeste do Mato Grosso, norte de Goiás e de Minas Gerais e em todo o Matopiba, as chuvas mais generalizadas só deverão voltar a ocorrer, de fato, no próximo final de semana. Ou seja, entre os dias 28 e 29/10. Até lá, podem ocorrer algumas pancadas de chuva, mais ainda insuficiente para permitir o plantio da soja.

 

Ao longo da semana que vem com a regularização do regime de chuva a tendência é que não ocorram longos períodos de estiagem sobre a região central e norte do Brasil, sendo que no Sul, em especial no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os volumes de chuvas deverão diminuir, mas nada que venha trazer preocupações aos produtores.

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

Facilidade de tomar a decisão: Relatório do volume de chuva e quantidade de nuvens

Alerta de risco de condição severa