Mais temporais para a Região Sul

20/10/2017 às 14:24
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de ventania e o mar vai ficar muito agitado

A Região Sul do Brasil permanece em alerta neste sábado porque novos eventos de chuva forte e de ventania voltam a ocorrer nos três estados. A situação é preocupante porque será o terceiro período de tempo severo na Região em outubro. Na última quinta-feira, 19, rajadas de vento com mais de 100 km/h ocorreram nos três estados e várias áreas do Rio Grande do Sul acumularam de 50 a 100 mm de chuva em 24 horas. Na primeira semana de outubro, todos os estados do Sul já tinham tido chuva forte e ventania.

 

 

Chuva volumosa

Há risco de chuva forte e volumosa nos três estados da Região Sul neste sábado. A chuva pode vir na forma de pancadas que despejam muita água em pouco tempo e também como chuva moderada e prolongada por várias horas seguidas.

A região com menor risco de chuva intensa é o sul do Rio de Grande do Sul. Mas muitas áreas no centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná poderão acumular mais de 50 mm no decorrer deste sábado. Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também podem voltar a ter problemas com chuva de moderada a forte intensidade. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Curitiba já acumulou 145,0 mm de chuva em 20 dias, total que está 8% acima da média para o mês. Em Florianópolis choveu quase 93 mm em 20 dias e a chuva de outubro está 26% abaixo da média para o mês. Em Porto Alegre, a chuva de outubro já estava 135% acima da média na manhã do dia 20. O total acumulado era de aproximadamente 270 mm.

 

Menos chuva no domingo

Durante o domingo, as áreas de instabilidade começam a sair do Sul e a chuva diminui em parte da Região. A maioria das áreas do interior do Rio Grande do Sul, o centro-oeste de Santa Catarina, o oeste e o sul do Paraná devem ter um dia sem chuva, mas com muita nebulosidade. Há risco de chuva forte para as outras regiões do Paraná. Confira os mapas de previsão para o Sul do Brasil para  os próximos 5 dias.

 

Veja como foram os outros eventos de temporais em outubro no Sul do Brasil 

 

Ventania

Há risco de ventania nos três estados da Região Sul até o dia 23 de outubro, segunda-feira. Rajadas de vento entre 70 km/h e 100 km/h poderão ocorrer nos três estados. As intensas rajadas de vento são associadas com a passagem de nuvens cumulonimbus, pressão atmosférica baixa e também a formação de um ciclone extratropical entre os dias 21 e 22 de outubro.

No sábado, 21 de outubro, o alerta para a ventania vale para as todas as áreas dos três estados da Região Sul.

No domingo, 22 de outubro, há risco de ventania no leste e sul do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nas áreas serranas entre estes estados e no centro, norte e leste do Paraná. Porto AlegreFlorianópolisCuritiba também estarão sujeitas a ventania. Um ciclone extratropical se organiza no litoral do litoral da Região Sul e de Santa Catarina

Na segunda-feira, 23 de outubro, o ciclone extratropical fica sobre o mar, ao largo do litoral da Região Sul, e mantém condições para ventania no litoral. No interior da Região, a segunda-feira será com ar calmo ou pouco vento.

Por causa dos ventos deste ciclone extratropical, o mar fica muito agitado no litoral da Região Sul no decorrer do domingo e com risco de ressaca na segunda e na terça-feira, 23 e 24 de outubro.

 

 

 Foto de André Batista, Assis Chateaubriand (PR)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

15mm / 90%