Semana começa com geada no Sul

21/10/2017 às 18:05
por Bruno Maon

Oferecimento
Massa de ar frio provoca acentuada queda de temperatura

Após vários dias de chuva forte no Sul do Brasil, uma massa de ar frio e seco de origem polar deve finalmente afastar as instabilidades da maior parte da Região. O ar frio, de forte intensidade para esta época do ano, começa a ingressar pelo oeste do Rio Grande do Sul ainda na noite deste sábado. Em cidades como Uruguaiana e Alegrete, o domingo (22) já começa com sol e temperatura baixa, em torno de 8°C. Nas outras áreas do interior gaúcho o amanhecer ainda será com céu nublado, mas ao longo do dia as nuvens diminuem e o sol volta a brilhar. No oeste de Santa Catarina o domingo amanhece com chuviscos, mas o sol aparece entre muitas nuvens a partir da tarde e não chove mais.


Na Grande Porto Alegre e em todo o litoral gaúcho, ainda há condições de chuva fraca pela manhã, mas as nuvens também diminuem a partir da tarde e o sol volta a aparecer. Rajadas de vento de até 70 km/h devem ser observadas entre o litoral gaúcho e o sul de Santa Catarina, por conta do intenso ciclone extratropical que está se formando em alto-mar. Este ciclone ajuda a impulsionar o ar frio e seco pela Região Sul neste domingo, e à medida que esta massa de ar se desloca, ela afasta as instabilidades também do sudoeste do Paraná e no leste de Santa Catarina. Nestas áreas ainda há condições de chuva fraca, mas a tendência é que ocorram períodos de melhoria, especialmente a partir da tarde.

À noite o ar frio já estará atuando em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Muitas cidades terão as temperaturas mínimas deste domingo registradas no fim da noite, com marcas de até 8°C em Passo Fundo e 11°C em Chapecó. Com o céu limpo, o vento calmo e a queda acentuada de temperatura, há condições para a formação de geada na madrugada de domingo para segunda-feira (23) na região serrana entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Há possibilidade de geada também na Campanha Gaúcha. 

 

A segunda-feira amanhece gelada, inclusive com risco de temperaturas abaixo de zero em algumas cidades da serra. Em Urupema (SC) a mínima prevista é de -2°C. Em São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS) o dia começa com apenas -1°C. Na Campanha, mínima prevista de 3°C em Pinheiro Machado (RS). Dentre as capitais do Sul, mínimas de 9°C em Porto Alegre, 11°C em Curitiba e 12°C em Florianópolis. No norte e leste do Paraná, as instabilidades associadas à recente passagem da frente fria ainda vão manter o céu com muitas nuvens e há condições para chuva fraca, inclusive em Curitiba, onde a máxima não passa dos 16°C. Muitas nuvens, mas sem chuva, no nordeste de Santa Catarina, incluindo Blumenau, Joinville e a Grande Florianópolis.

 

Na terça-feira (24)o dia ainda começa frio no Sul do Brasil, no entanto, não há mais condições para geada. Mínima prevista de 6°C em Bage (RS), 9°C em Lages (SC) e 10°C em Palmas (PR). Muitas nuvens ainda permanecem entre o leste do Paraná e de Santa Catarina. Nas outras áreas da Região o sol predomina, a temperatura sobe um pouco mais à tarde e só há previsão de chuva no oeste do Rio Grande do Sul e no oeste e norte do Paraná, mas de forma isolada e passageira. O tempo volta a ficar bastante instável no Sul a partir de quarta-feira (25), com risco de novos temporais na segunda metade da semana.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

25°
min

30°
max

15mm / 90%

Palmas - TO

24°
min

33°
max

20mm / 80%