Safra de soja tem aumento na produção em Bom Jesus PI

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os produtores de soja da região do sul do Piauí registraram um crescimento favorável na safra 2016/2017. O período de chuvas regulares e bem distribuídas foi o grande responsável pela alta. “Iniciamos o plantio em novembro de 2016 e começamos a colheita a partir da primeira quinzena de abril de 2017. Exatamente o mesmo período em que as chuvas atuaram na região”, comemora Nonato Mendes, engenheiro agrônomo do Provale, na cidade de Bom Jesus (PI).

 

A produção deste ano registrou uma média de 45 a 50 sacas por hectare, número cinco vezes maior ao do ano anterior, quando a média estava em 10 sacas por hectare. “Além da baixa produtividade de 2016, a qualidade do grão não foi satisfatória, o que prejudicou bastante a região”, afirma Nonato.

 

De acordo com o especialista, no entanto, o atual momento do país não tem contribuído com um bom preço para o produto. “Hoje a saca sai entre R$ 50 a R$ 60”, conta. Além de Bom Jesus, Uruçuí e Santa Filomena, são outras duas cidades polos na produção de soja, abastecendo toda a região.

 

De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, volta a chover em novembro na região e a safra será tão boa como a observada no ano anterior.  

 

Leia também: Quando a chuva irá se estabilizar?

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora