Oferecido por
A trégua dos temporais em Mato Grosso do Sul foi pequena e o estado volta a ter chuva forte nos próximos dias. Nuvens carregadas tendem a se espalhar novamente e a chuva promete ser generalizada sobre Mato Grosso do Sul nestes últimos dias de outubro.
Tempo instável na fronteira com o Paraguai
Áreas de instabilidade voltam a se intensificar sobre o Paraguai e já aumentam as condições de chuva nas áreas de fronteira com Mato Grosso do Sul. A quarta-feira (25) fica com o tempo instável e podem ocorrer pancadas de chuva desde cedo. A maior parte do estado ainda terá bastante sol e calor, com previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e a noite. Em todo o estado, há chance de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade.
Risco de temporais aumenta a partir de quinta
Os meteorologistas alertam para o retorno dos temporais e muita chuva sobre Mato Grosso do Sul especialmente a partir da quinta-feira (26). Muitas áreas de instabilidade vão crescer entre o Paraguai e o Sul do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas e o risco de chuva intensa em Mato Grosso do Sul. Especialmente o centro-sul do estado deve se preparar para dias de bastante chuva.
A capital Campo Grande já superou a média histórica de chuva de outubro. O acumulado do início do mês até agora está em quase 181 mm, sendo que a média é de 148 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Miranda e Jardim são outros dois municípios que já tiveram muita chuva esse mês, superando a média histórica. Destaque para Miranda que acumula em 23 dias, 274 mm de chuva, sendo que a média é de 108 mm, pelo INMET.
Foto: Romão Lino Guerreiro. Iguatemi/MS.
Confira como será a mudança no tempo em Mato Grosso do Sul e os volumes de chuva estimados até o dia 29 de outubro:
Pancadas de chuva em MT e sul de GO
As áreas de instabilidade tendem a diminuir entre Mato Grosso e o centro-sul de Goiás, permitindo sol forte nesta quarta-feira. A elevação das temperaturas e a disponibilidade de umidade no ar, vão favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de chuva de moderada a forte intensidade.
Entretanto o norte de Goiás, fica sem chuva pelo menos até a quinta-feira (26). O Parque da Chapada dos Veadeiros, no norte do estado, sofre com grandes focos de queimadas e brigadistas lutam contra o fogo há pelo menos uma semana.
Dias secos no DF
No Distrito Federal, a umidade tende a diminuir nos próximos dois dias. O sol também fica forte com elevação nas temperaturas, mas a chance para a ocorrência de chuva será baixa. A região está com grande déficit de água nos reservatórios e as pancadas de chuva localizadas deverão retornar só a partir da sexta-feira (27).
Veja também:
Chuva em Mato Grosso do Sul ainda não acabou
Calor e pancadas de chuva para Goiânia
Tocantins, Maranhão, Bahia e Pará ainda estão queimando