Final de outubro promete muita chuva em MS

24/10/2017 às 15:46
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar fica mais seco sobre o norte de GO e DF

A trégua dos temporais em Mato Grosso do Sul foi pequena e o estado volta a ter chuva forte nos próximos dias. Nuvens carregadas tendem a se espalhar novamente e a chuva promete ser generalizada sobre Mato Grosso do Sul nestes últimos dias de outubro. 

 

Tempo instável na fronteira com o Paraguai 

Áreas de instabilidade voltam a se intensificar sobre o Paraguai e já aumentam as condições de chuva nas áreas de fronteira com Mato Grosso do Sul. A quarta-feira (25) fica com o tempo instável e podem ocorrer pancadas de chuva desde cedo. A maior parte do estado ainda terá bastante sol e calor, com previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e a noite. Em todo o estado, há chance de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. 

 

Risco de temporais aumenta a partir de quinta 

Os meteorologistas alertam para o retorno dos temporais e muita chuva sobre Mato Grosso do Sul especialmente a partir da quinta-feira (26). Muitas áreas de instabilidade vão crescer entre o Paraguai e o Sul do Brasil estimulando a formação de nuvens carregadas e o risco de chuva intensa em Mato Grosso do Sul. Especialmente o centro-sul do estado deve se preparar para dias de bastante chuva. 

 

A capital Campo Grande já superou a média histórica de chuva de outubro. O acumulado do início do mês até agora está em quase 181 mm, sendo que a média é de 148 mm, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

 

Miranda e Jardim são outros dois municípios que já tiveram muita chuva esse mês, superando a média histórica. Destaque para Miranda que acumula em 23 dias, 274 mm de chuva, sendo que a média é de 108 mm, pelo INMET. 

 

   Foto: Romão Lino Guerreiro. Iguatemi/MS.

 

Confira como será a mudança no tempo em Mato Grosso do Sul e os volumes de chuva estimados até o dia 29 de outubro: 

 

 

 

Pancadas de chuva em MT e sul de GO 

As áreas de instabilidade tendem a diminuir entre Mato Grosso e o centro-sul de Goiás, permitindo sol forte nesta quarta-feira. A elevação das temperaturas e a disponibilidade de umidade no ar, vão favorecer a ocorrência de algumas pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de chuva de moderada a forte intensidade.

 

Entretanto o norte de Goiás, fica sem chuva pelo menos até a quinta-feira (26). O Parque da Chapada dos Veadeiros, no norte do estado, sofre com grandes focos de queimadas e brigadistas lutam contra o fogo há pelo menos uma semana. 

 

Dias secos no DF 

No Distrito Federal, a umidade tende a diminuir nos próximos dois dias. O sol também fica forte com elevação nas temperaturas, mas a chance para a ocorrência de chuva será baixa. A região está com grande déficit de água nos reservatórios e as pancadas de chuva localizadas deverão retornar só a partir da sexta-feira (27).

 

 

Veja também: 

Chuva em Mato Grosso do Sul ainda não acabou

Calor e pancadas de chuva para Goiânia 

Tocantins, Maranhão, Bahia e Pará ainda estão queimando 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

32°
max

0mm / 0%