Fim de semana de muita chuva no PR e SC

27/10/2017 às 17:09
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Volumes acumulados passam de 400 mm e estão muito acima da média normal para o mês

O último fim de semana de outubro ainda vai ser com muita chuva sobre os estados do Paraná e de Santa Catarina. O mês ainda não acabou, mas o acumulado de chuva já ultrapassou os 300 mm em várias cidades, e está muito acima da média normal para outubro. 

 

Chuva muito acima da média no Sul 

As áreas de instabilidade voltaram a se intensificar sobre o Paraná há uma semana e o volume de chuva registrado foi bastante elevado, passando de 100 mm em três dias. Apenas em 72 horas, Borrazópolis, no centro-norte paranaense, atingiu a média histórica do mês.  

 

muita chuva no Paraná

  

Em vários locais do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, a chuva desde o início do mês acumula mais de 300 mm, ultrapassando muito a média histórica de outubro, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Destaque para Dionísio Cerqueira (SC), no oeste catarinense, que já acumula  478 mm.
 
 
muita chuva no Sul em outubro
 
 
"As maiores médias históricas de chuva para outubro no Sul do Brasil não passam dos 250 mm", explica a meteorologista Josélia Pegorim.
 
Média de chuva de outubro
 
 

Paraná e Santa Catarina em alerta 

O estado do Paraná permanece em alerta para muita chuva neste fim de semana. As áreas de instabilidade vão ficar persistentes provocando chuva frequente, de forte intensidade e volumosa. Há risco de raios e as rajadas de vento mais intensas poderão variar entre 60 km/h a 80 km/h. O acumulado de chuva vai subir mais nestes últimos dias de outubro e pode gerar alagamentos, transbordamentos e outras ocorrências inclusive em Curitiba, alertam os meteorologistas. 
 
   Foto: Wagner Bueno. Cianorte/PR.
 
Em Santa Catarina, as áreas de instabilidade tendem a ganhar força novamente, especialmente no domingo (29). O tempo volta a ficar instável, com muita nebulosidade e pancadas de chuva no decorrer do dia. Há risco de chuva forte, raios e intensas rajadas de vento, incluindo a Grande Florianópolis
 
 
 
 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

11°
min

22°
max

0mm / 0%