Temporais se espalham pelo Brasil

27/10/2017 às 23:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ventania e chuva intensa podem causar estragos no fim de semana

Com o ar úmido e quente se espalhando cada vez mais sobre o Brasil, nuvens muito carregadas estão se desenvolvendo e provocando temporais em diversas regiões do país.

 

Tecnicamente considera-se chuva forte um volume igual ou maior a 20 mm acumulados em 1 hora. Durante o dia 27 de outubro de 2017, especialmente à tarde e à noite, violentos temporais foram observados de norte a sul do Brasil. Volumes de chuva muito acima de 20 mm por hora ocorreram em diversas cidades. Além dos raios, a chuva intensa em pouco tempo muitas vezes veio acompanhada de rajadas de vento muito fortes, da ordem de 80 km/h. É vento suficiente para causar destelhamento e queda de galhos médios e até árvores pequenas. As ocorrências mais impressionantes foram em Taubaté, em São Paulo, onde choveu 41,8 mm em 1 hora e o aeroporto local registrou uma rajada com 109 km/h, e na região de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 47,2 mm em 1 hora.

Veja o comentário de morador de Taubaté sobre o temporal da sexta-feira.

 

"Tempestade Assustadora aqui em Taubaté-SP

Por: Rafael Dumont em 27/10/2017 às 20:58

Localidade: Taubaté - SP

Boa Noite á todos... Uma forte linha de instabilidade passou aqui em Taubaté-SP! Trouxe Muita chuva ventos impressionantes e muitos raios! Várias árvores foram derrubadas, casas destelhadas e muitos estragos pela cidade. Nós queríamos chuva.. Todavia ela veio com muita violência e está causando muitos estragos! Não só aqui em Taubaté mas muitas outras cidades do interior de SP estão na mesma situação!"

 

 

Foto de Leandro Castro, Taquaritinga, SP

 

 

O tempo fica muito instável por quase todo o Brasil neste último fim de semana de outubro e tempestades assim poderão ocorrer em diversos locais de Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil. Com a umidade aumentando sobre parte do Nordeste, até o interior dos estados da Bahia e do Maranhão poderão ter fortes pancadas de chuva. Confira a previsão para a sua Região!

 

Confira algumas rajadas de vento intensas e grandes volumes de chuva em 1 horas registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia em 27/10/17 até às 21 horas, pelo horário de Brasília.

 

 

Ventania no Brasil em 27/10/17 (Fonte: INMET)

 

 

Chuva muito forte no Brasil em 27/10/17 (Fonte: INMET)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 90%