Muita chuva em MS em outubro

30/10/2017 às 14:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/10/2017 às 14:23

Oferecimento
Semana começou com temporais no sul do estado

Voltou a choveu a chover forte em cidades do sul e do leste de Mato Grosso do Sul, depois de temporais que já haviam ocorrido na semana passada em vários locais do estado. As nuvens carregadas vieram do Paraguai e do Paraná e além da chuva volumosa, provocaram ventos fortes e raios.

 

 

Na animação das imagens de satélite, as manchas vermelhas representam as nuvens mais carregadas que passaram pelo sul e pelo leste de Mato Grosso do Sul na manhã de 30/10/17.

 

Chuva forte MS_30-10-17

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em Bataguassu choveu 57 mm entre 8 e 11 horas (hora local), mas 35,8 mm ocorreram em apenas 1 hora. A chuva veio com fortes rajadas de vento com rajadas de 76 km/h Tecnicamente um volume de 20 mm em 1 hora já é considerado como uma chuva intensa. Entre 10 horas e meio-dia (hora local) choveu quase 44 mm em Amambai e 30 mm em Juti.

 

Estas áreas de chuva forte não atingem Campo Grande e tendem a se deslocar para São Paulo. Porém, com o calor e a umidade do ar elevada, outras nuvens carregadas podem crescer sobre Campo Grande e em outros locais de Mato Grosso do Sul e também podem provoca chuva forte. Há previsão de mais pancadas de chuva para a tarde e noite desta segunda-feira, incluindo Campo Grande, e pode chover com moderada a forte intensidade.

 

 

Trégua dos temporais

Os temporais vão dar uma trégua ao centro-sul de Mato Grosso do Sul nos próximos três dias. Nesta terça-feira, o extremo sul do estado, região de Ponta Porã, Dourados, Juti não deve ter chuva. Campo Grande e o centro-norte e noroeste do estado ainda podem ter fortes pancadas. Para a quarta-feira, a previsão é de que as áreas instabilidade enfraqueçam mais e toda a faixa oeste e sul de Mato Grosso do Sul deve ter um dia de sol e tempo seco. Nas outras áreas, as pancadas de chuva serão de curta duração e o risco de temporal é baixo. A região de Campo Grande e todo o centro, sul e leste de Mato Grosso do Sul deve ter predomínio de sol na quinta-feira, 1 de novembro

As pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o estado a partir da sexta-feira. Confira a previsão diariamente!

 

 

Chuva acima da média

Muitas áreas de Mato Grosso do Sul estão terminando o mês de outubro com chuva acima da média normal para o mês. Do início do mês até o fim da manhã do dia 30, o Instituto Nacional de Meteorologia já havia registrado de 100 mm a 200 mm em diverso locais. A capital, Campo Grande, acumulava cerca de 210 mm, sendo que média para outubro varia de 130 a 150 mm.

 

O mapa mostra a média de chuva histórica em outubro no Centro-Oeste do Brasil. 

 

CO_média de chuva out

Mapa de média de chuva história no Centro-Oeste

 

A tabela mostra a comparação do total de chuva acumulado em 30 dias de outubro, até o meio-dia, com a média de chuva histórica para o mês.

 

Chuva acumulada em alguns locais de MS em outubro, até o dia 30 (INMET)

 

 

Foto de Luís Fernando, Bataguassu (MS)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

28°
max

10mm / 67%