Volta a chover forte no Sul do Brasil

02/11/2017 às 16:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Foz do Iguaçu (PR) pode acumular a média de chuva de novembro nos próximos 5 dias.

O tempo volta a ficar instável no Sul do Brasil a partir desta sexta-feira. Pancadas de chuva com raios estão previstas para os três estados e há risco de chuva forte. Depois do bonito dia de sol no feriado de 2 de novembro, o risco de temporais na Região Sul aumenta ainda mais no fim da semana.

 

Nesta sexta-feira, novas áreas de instabilidade crescem entre o norte da Argentina, o Uruguai e o Paraguai e avançam para o Sul do Brasil. Toda a Região Sul fica sujeita a chuva e a ventos fortes. As rajadas mais intensas devem variar de 60 km/h a 80 km/h.

Várias localidades do centro-oeste do Paraná, de Santa Catarina e também o centro-oeste do Rio Grande do Sul amanhecem a sexta-feira com chuva e que deve prosseguir também pela tarde ou até a noite. Para o norte do Paraná e no lestes dos estados, a previsão é de pancadas de chuva com raios à tarde e noite. As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba só devem ter pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Frente fria

As áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil serão reforçadas no sábado, 4, pelo deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região. A previsão é de um dia muito instável, com muitas nuvens carregadas e chuva a qualquer hora. O risco de temporais é alto nos três estados, mas a chuva mais volumosa deve ocorrer sobre o oeste dos estados.

A frente fria tecnicamente se afasta do Sul do Brasil durante o domingo, 5 de novembro. A chuva diminui, mas ainda acontece nos três estados. Confira a previsão para a Região Sul para os próximos 5 dias.

 

Muita chuva para Foz do Iguaçu (PR)

A região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, deve registrar muita chuva novamente nos próximos dias. A chuva desta sexta-feira, 3 de novembro, já pode cair forte, mas o volume de chuva no fim de semana deve ser bastante elevado. Algumas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores estão prevendo de 100 mm a 200 mm de chuva acumulados de 3 a 7 de novembro. Pode chover em 5 dias o equivalente à média de chuva normal para o mês de novembro que fica em torno de 150 mm. É muita chuva em pouco tempo e logo depois de um outubro extremamente chuvoso. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Foz do Iguaçu acumulou 465,0 mm durante os 31 dias de outubro, um pouco mais do que o dobro da média de chuva o mês que é de 220 mm.

 

 

Estimativa de chuva para o Sul do Brasil de 3 a 7 de novembro de 2017

 

 

Foto de Felipe Regolin, Toledo (PR)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%