Sudeste tem chuva forte no fim de semana

03/11/2017 às 22:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria chega se aproxima de SP no sábado e chega ao RJ no domingo

Áreas de instabilidade avançaram do Sul do Brasil para São Paulo trazendo temporais para o estado na noite da sexta-feira, 3 de novembro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 36,2 mm em Valparaíso em apenas 1 hora de chuva, entre 20 e 21 horas, com rajadas de vento de 61 km/h. No mesmo período choveu 27,6 mm em Presidente Prudente, onde o aeroporto local registrou ventos de até 70 km/h. Estes temporais em São Paulo marcam o início das mudanças no tempo que são esperadas para a Região Sudeste do Brasil durante o primeiro fim de semana de novembro.

 

 

Temporais começam por São Paulo

Áreas de instabilidade que estão vindo do Sul do Brasil estão associadas a uma frente fria que avança pelo mar e se aproxima de São Paulo neste sábado, 4 de novembro. O ar quente que já está sobre o estado vai colaborar para a formação de nuvens bastante carregadas no decorrer do dia e que vão provocar mais temporais.

 

 

Temporais em SP 3-11-17

Nuvens carregadas provocaram temporais no oeste/noroeste de SP na noite de 3/11/17

 

 

Antes da chuva, o sol aparece forte por várias horas na Grande São Paulo e na maioria das regiões paulistas, mas o céu já fica azul com no feriado do Dia de Finados. Fortes pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite em todo o estado de São Paulo. A chuva acontece já nas primeiras horas da tarde inclusive na Grande São Paulo. Apesar da chuva, a sensação é de abafamento neste sábado no estado de São Paulo.

 

Algumas pancadas fortes também podem ocorrer a partir da tarde no sul do Rio De Janeiro, Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. As outras regiões de Minas Gerais e do Rio de Janeiro passam o sábado com sol e calor. Sol e calor em Belo Horizonte e na cidade do Rio.

 

O Espírito Santo também tem sol na maior parte do dia, mas há possibilidade de chuva fraca e rápida neste sábado inclusive em Vitória.

 

 

Frente fria no RJ no domingo

Durante o domingo, a nova frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro, o que vai fazer com que as áreas de instabilidade se espalhem por toda a Região Sudeste. O calor ajuda a deixar o tempo mais instável no domingo e há risco de temporais nos quatro estados, inclusive nas capitais. Mas ainda não deve chover no norte do Espírito Santo e nem no norte mineiro.

 

Nas capitais, a chuva no domingo pode complicar a vida dos estudantes que vão fazer o exame do ENEM em São Paulo e no Rio de Janeiro, pois a chuva deve começar pela manhã. Já em Belo Horizonte e em Vitória, as pancadas de chuva podem ser fortes no fim da tarde e à noite. Confira a previsão especial para o ENEM 2017.

 

Mais chuva da próxima semana

Atenção com a chuva da próxima semana, pois a previsão é de chuva frequente e por vezes fortes nos quatro estados do Sudeste na segunda e na terça-feira. Acompanhe o deslocamento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite.

 

 

Foto de Patrícia, Santa Bárbara (MG)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

36°
max

0mm / 0%