Sul do Brasil tem mais temporais neste sábado

03/11/2017 às 19:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A passagem de uma frente fria reforça as nuvens carregadas que estão sobre a Região

Áreas de instabilidade se espalharam sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 3 de novembro, e os temporais recomeçaram. A chuva persiste neste sábado e os três estados da Região Sul podem ter mais problemas com a chuva forte e volumosa, além da ventania e dos raios. A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul reforça as nuvens carregadas que estão sobre o Sul do Brasil.

 

 

Chove de forma generalizada neste sábado e há risco de chuva forte nos três estados, mas a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer sobre o oeste e sul do Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. A situação é bastante preocupante em particular nestas áreas da Região Sul onde já choveu muito em outubro, sendo registrados acumulados no mês acima do dobro da média. As capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre também podem chuva moderada a forte neste sábado.

Além da chuva forte, os estados do Sul podem ter novamente muitos raios e intensas rajadas de vento, com até 90 km/h neste sábado. Acompanhe o deslocamento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite.

 

Outubro chuvoso e elétrico no Sul do Brasil

 

Menos chuva no domingo

As áreas de instabilidade diminuem durante o domingo, mas apenas o Rio Grande do Sul e a região serrana de Santa Catarina se livram da chuva. O sol reaparece. No sul e o litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí ainda podem chuva fraca. O oeste catarinense pode ter pancadas de chuva, mas que não devem ser volumosas.

Já no Paraná, o domingo ainda será com tempo bastante instável. Chove em todas as regiões do estado e não dá para descartar chuva de moderada a forte intensidade em no centro-norte do estado.

 

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (ENEM) acontece neste domingo, 5 de novembro. Confira a previsão especial.

 

 

Atenção Paraná

Novas áreas de instabilidade se espalham sobre o estado na segunda-feira, 6 de novembro, e o risco de chuva forte e volumosa aumenta por todo estado. Veja a previsão para a Região Sul para os próximos dias.

 

 

 SUL_chuvaforte_3-11-17 anima

Nuvens de temporal voltaram a se formar sobre o Sul do Brasil em 3/11/17

 

Temporais de 3 de novembro

A chuva caiu forte em vários locais dos três estados, mas os volumes acumulados voltaram a impressionar especialmente sobre o Paraná. Em Marechal Cândido Rondon, no oeste paranaense, choveu 40,2 mm em apenas 1 hora, com rajadas de vento de até 83 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado entre 13 e 17 horas foi de 59,4 mm. Entre 7 horas da manhã e 17 horas, choveu 86,0 mm em Planalto e 66,2 mm em Foz do Iguaçu.

Em Dionísio Cerqueira, no oeste de Santa Catarina, o acumulado de chuva entre 4 horas da madrugada choveu cerca de 90 mm entre 4 horas da madrugada e 17 horas. É muita água sobre regiões que tiveram um outubro extremamente chuvoso, com volumes acumulados que dobraram a média normal para o mês.

 

Ventania

A chuva voltou forte na sexta-feira, 3 de novembro, e novamente com ventania. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de até 125 km/h em Urubici (SC), 90 km/h em Tramandaí (RS), 86 km/h em Joaçaba (SC) e em Laguna/cabo de Santa Marta (SC), 83 km/h em Santo Augusto (RS) e em Marechal Cândido Rondon (PR).

 

 

Foto de Gildo Rietmann, Reserva do Iguaçu (PR), 3/11/17

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%