Rio chega aos 40°C e bate recorde de calor

16/11/2017 às 15:30
por Maria Clara Machado

Atualizado 16/11/2017 às 16:31

Oferecimento
Nova frente fria vai mudar o tempo a partir de domingo.

O calor aumentou muito no estado do Rio De Janeiro e a capital bateu recorde de calor na tarde desta quinta-feira (16). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou oficialmente temperatura máxima de 40,5°C. Uma grande mudança no tempo está prevista com o avanço de uma nova frente fria pelo litoral fluminense a partir de domingo (19). 

 

Tarde muito quente no Rio! 

A cidade do Rio de Janeiro era um dos locais mais quentes do país por volta das 14 horas desta quinta-feira (16). Pelas medições das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), fazia 38°C na Vila Militar e na Marambaia. Um aumento de 10°C em 24 horas. O calor intenso no Rio já chamava a atenção desde cedo, quando a temperatura atingiu 34°C no aeroporto Tom Jobim às 11 horas.

 

A temperatura subiu ainda mais no decorrer da tarde e foi recorde do ano, com máxima de 40,5°C pelo INMET. Foi a primeira vez este ano que o Rio de Janeiro chegou oficialmente aos 40°C. O recorde de calor anterior era de 39,4°C registrado no dia 25 de janeiro pelas medições do INMET.

 

"O tempo aberto no Rio de Janeiro com várias horas de sol forte e a entrada de ventos quentes vindos do Norte do Brasil, que se intensificaram nesta quinta, contribuíram para a forte elevação nas temperaturas sobre todo o estado", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Nesta sexta-feira (17), todo o estado do Rio de Janeiro continua com sol forte. A temperatura máxima deve ter uma ligeira queda por causa de uma nova mudança na direção dos ventos ao longo do dia. Ainda assim vai ser um dia quente. No Grande Rio e no sul fluminense, o calor pode ajudar a formar nuvens carregadas e há chance de algumas pancadas de chuva, rápidas e localizadas. 

Confira aqui as temperaturas para a cidade do Rio de Janeiro nos próximos dias. 

 

   Foto: Márcia M. Rio de Janeiro/RJ.   

 

Sábado com 40°C no Rio 

O fim de semana vai começar mais quente no Rio de Janeiro. A aproximação de uma nova frente fria faz o calor aumentar novamente na região no próximo sábado (18). Vai ser um dia típico de calor pré-frontal e a temperatura pode novamente bater nos 40°C.

 

Previsão feriado 20 de novembro 

A frente fria muda o tempo no estado do Rio de Janeiro especialmente a partir do domingo (19), com aumento da nebulosidade e previsão de chuva. O feriado de 20 de novembro será de tempo fechado e com chuva ao longo do dia na região metropolitana, por todo o litoral e em várias áreas do estado. As temperaturas também terão queda acentuada no início da semana. 

  

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%