Risco de temporais aumenta em SP nos próximos dias

16/11/2017 às 22:41
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/11/2017 às 09:15

Oferecimento
Calor e passagem de frente fria deixam o tempo mais instável em SP

O risco de temporais aumenta nesta sexta-feira e no fim de semana por todo o estado de São Paulo. O calor armazenado no ar, a umidade em elevação e aproximação de uma frente fria facilitam a formação de nuvens carregadas. Uma forte frente fria está prevista para o fim de semana.

 

 

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sul do Brasil por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral. Parte desta instabilidade entra em São Paulo e por isso várias áreas do estado podem ter chuva na madrugada e manhã desta sexta-feira. Pode chover já pela manhã também na capital e Grande São Paulo.

 

As condições para pancadas de chuva são altas à tarde e à noite por todo o estado de São Paulo. Há risco de novos temporais, com potencial para alagamentos nos centros urbanos. Pode ocorrer queda de granizo e rajadas de vento com até 80 km/h.

 

SP_SãoPaulo_YagoBarrosoAli_16112017_chuva_temporal_nuvem

Foto da tarde desta quinta-feira(16) por Yago Barroso Ali, São Paulo/SP

 

Calor

Nesta sexta-feira, a sensação de calor ainda predomina em São Paulo. Em relação ao calor intenso da quinta-feira, a temperatura tem uma queda em algumas áreas por causa do aumento da chuva e da nebulosidade, que vão impedir que o sol apareça forte por muitas horas. O calor diminui em particular no litoral e no Vale do Ribeira, onde a temperatura passou dos 38°C nesta quinta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,8°C em Iguape, no litoral sul do estado, e 38,3°C em Registro, no Vale do Ribeira. Estas temperaturas ficaram entre as mais altas do país nesta quinta-feira, 16 de novembro.

 

 

Frente fria no fim de semana

Durante o fim de semana, o estado de São Paulo vai sentir os efeitos de uma nova frente fria, de intensidade. O tempo fica muito instável em particular a partir da tarde do sábado, 18 de novembro, durante o domingo e também na segunda-feira, Dia da Consciência Negra, que será feriado em cerca de 100 cidades paulistas, incluindo a capital.

O sábado será abafado e com alto risco de temporais por todo o estado de São Paulo à tarde e à noite. No domingo, a chuva ocorre a qualquer hora por todas as regiões do estado e ainda pode chover forte. É no domingo que o ar começa a refrescar no estado de São Paulo por causa da chuva e da entrada de ventos frios de origem polar. Confira como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo nos próximos dias.

 

Análise da chuva no BR até 1/12/17

 

Feriado de 20 de novembro

Na segunda-feira, 20 de novembro, a frente fria estará na altura do litoral do Rio De Janeiro, mas áreas de instabilidade ficam espalhadas por toda a Região Sudeste e sobre o Centro-Oeste e influenciam São Paulo. As nuvens continuam carregadas no estado e ainda chove no decorrer do dia.

 

Quem programou passar o fim de semana prolongado nas praias ou na Serra da Mantiqueira, deve se preparar para dias nublados e chuvosos. No litoral, o sol ainda aparece no sábado, mas especialmente no litoral norte. A Baixada Santista e o litoral sul podem ter chuva já pela manhã. Na região da Mantiqueira, o sábado ainda terá períodos com sol, mas pode chover forte no decorrer da tarde.

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Beatriz Mayerhoffer, São Paulo - SP: arco-íris duplo na Vila Guarani em 16/11/17

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%