Chuva aumenta sobre MT, GO e DF

22/11/2017 às 21:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade associadas com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continuam sobre o Centro-Oeste

Esta semana vem sendo marcada por chuva frequente sobre o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso e a previsão é de mais chuva para os próximos dias. As áreas de instabilidade associadas com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que se organizou sobre o país esta semana persistem sobre grande parte do Centro-Oeste dando continuidade à chuva.

 

Fortes pancadas de chuva foram observadas voltaram a ocorrer sobre o Mato Grosso. Em Alta Floresta, no norte do estado, choveu 93,0 mm em 3 horas, entre 15h e 19h (Brasília), dos quais 77,6 foram acumulados em apenas 2 horas de chuva. No começo da noite desta quarta-feira chovia forte também em áreas de Goiás.

 

Saiba o que é e como se forma a ZCAS

 

Mais chuva no DF

A presença de uma frente fria no litoral do Espírito Santo nos próximos dias ajuda a aumentar a chuva em particular sobre o Distrito Federal e centro-norte de Goiás, que devem voltar a registrar chuva volumosa.

 

Durante a quinta e a sexta-feira, o tempo fica bastante instável no Distrito Federal e no centro-norte de Goiás. As pancadas de chuva ocorrem várias vezes durante o dia. A chuva pode ocorrer forte em pouco tempo, mas também moderada a prolongada por várias horas.  Pode chover forte em Brasília e em Goiânia.

Embora o estado de Mato Grosso tenha períodos com sol nestes dois dias, também há risco de temporais em todas as regiões do estado. pode chover forte também em Cuiabá.

 

Nível dos reservatórios do DF

Segundo a ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal, o nível dos dois principais reservatórios que abastecem a região continuou em queda nos últimos dias, mesmo com a ocorrência de chuva frequente. No dia 18 de novembro, o Descoberto tinha 6% de armazenamento e o Santa Maria operava com 22,4%. No dia 22, o Descoberto havia baixado para 5,7% e o Santa Maria para 22,0%.

 

 

Ar seco em Mato Grosso do Sul

A passagem de um ar seco de origem polar sobre o Mato Grosso do Sul vai refrescar o estado até a sexta-feira e também evitar a formação de áreas de instabilidade. O ar seca e o tempo fica firme, com sol e sem chuva na quinta e na sexta-feira na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul. Pode chover rapidamente à tarde nas áreas de divisa com Mato Grosso e com Goiás.

A trégua da chuva é curta! A partir da tarde do sábado, as pancadas retornam e pode chover forte no fim de semana.

Veja como fica a previsão para o Centro-Oeste para os próximos 5 dias

 

 

Você até o fim da noite do dia 23/11/17 para enviar sua foto do tempo!

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Magdiel Silva, Goianésia (GO)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

29°
max

35mm / 83%

Goiânia - GO

21°
min

28°
max

30mm / 90%