Chuva persiste sobre o Espírito Santo

29/11/2017 às 09:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/11/2017 às 12:51

Oferecimento
Volumes de chuva em 24 horas passam dos 100 mm e a chuva não para. Há risco de alagamentos também na Grande Vitória.

Áreas de instabilidade de uma frente fria provocam muita chuva sobre o centro-sul do Espírito Santo desde a noite de ontem e não davam sinais de fim no começo da tarde desta quarta-feira. A chuva enfraqueceu em relação ao observado na madrugada e no começo da manhã, mas não parou e não deve parar. Ainda não dá para descartar o risco de chuva moderada a forte em alguns momentos em várias regiões do estado, incluindo a Grande Vitória.

 

 

Segundo informações da Defesa Civil e da imprensa local, a chuva volumosa já causou alagamentos em Vitória, Vila Velha, Viana e Cariacica, municípios da Grande Vitória, em Alfredo Chaves e em Alegre.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuva em 24 horas registrado em Alfredo Chaves, 144,6 mm entre 10 horas de ontem e 10 horas de hoje, foi o mais elevado no país neste período.

Em Vitória, a medição convencional indicou 30,3 mm acumulados neste período. O total de chuva em Vitória em novembro subiu para 122,3 mm, mas ainda está 28% abaixo da média histórica para o mês.

 

Grandes volumes de chuva caíram sobre o Espírito Santo nas últimas 24 horas e em alguns locais, o acumulado superava os 100 mm até 8 horas da manhã. No período entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 144,4 mm em Alfredo Chaves, 103,2 mm em Vila Velha, 99,6 mm em Venda Nova do Imigrante e 76,8 mm em Presidente Kennedy.

A Grande Vitória amanheceu esta quarta-feira debaixo de chuva forte. Em Vitória, o INMET registrou 24,2 mm entre 6 e 7 horas da manhã. O acumulado em de 24 horas, entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje, foi de 37,2 mm.

 

Mais chuva

A quarta-feira segue com tempo muito instável sobre o Espírito Santo e a situação é de alerta mais chuva. Hoje, a chuva se espalha de vez pelo estado e pode cair com moderada a forte intensidade durante algumas horas, em várias regiões do estado, inclusive sobre a Grande Vitória. Por isso, há potencial para alagamentos até noite também na Grande Vitória.

 

O tempo ficou mais instável desde ontem por causa da chegada de uma frente fria ao litoral capixaba. Os efeitos da passagem desta frente fria ainda serão sentidos até o fim da semana. Saiba mais sobre o tempo no Espírito Santo nos próximos dias.

 

 

ES_instabilidade 29-11-17

Áreas de instabilidade de uma frente fria deixam muitas nuvens sobre o ES

 

 

 

Foto de Rogério da Mata, Presidente Kennedy(ES)

 

 

Foto de Vitor Diniz Muniz, Cachoeiro do Itapimirim (ES)

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

23°
min

31°
max

5mm / 90%