Risco de vento e de chuva forte no Sul nos próximos dias

18/12/2017 às 13:31
por Josélia Pegorim

Atualizado 18/12/2017 às 21:49

Oferecimento
Ventos passaram dos 80 k m/h em muitos locais da Região Sul no domingo. Semana segue com tempo instável.

Diversas áreas dos três estados da Região Sul do Brasil sofreram com ventania durante o domingo, 17 de dezembro. Muitas rajadas de vento superaram os 80 km/h e algumas foram da ordem de 100 km/h. O vento assustou mais do que a chuva, mas no decorrer desta semana, a chuva volumosa também poderá causar estragos no Sul do país.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a rajada mais intensa foi de 100 km/h no município gaúcho de Soledade. Mas o Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, agrícola e meteorológico do governo de Santa Catarina registrou ventos de até 114 km/h na região de Balneário Barra do Sul, no litoral norte catarinense.

 

 

Ventania na Região Sul em 17/12/2107

 

Ventania e nuvens de tempestade

As intensas rajadas de vento que ocorreram nos três estados da Região Sul foram provocadas pela passagem de nuvens de tempestade, do tipo cumulonimbus, que além de raios, trovões, granizo e chuva forte também podem provocar rajadas de vento da ordem de 100 km/h. Estas nuvens se formaram em diversas áreas da Região Sul no domingo, 17 de dezembro, por causa do impacto do ar muito quente que já estava sobre a Região e chegada da uma frente fria.

Saiba mais sobre a nuvem que provoca os temporais.

 

 

Risco de chuva forte

No domingo, 17, o vento assustou mais do que a chuva, mas a chuva forte e volumosa também poderá causar problemas no Sul do Brasil nos próximos dias. A maior preocupação é com a chuva intensa sobre o Paraná, no centro-oeste de Santa Catarina e no oeste do Rio Grande do Sul. Não há previsão de muita chuva para áreas como a Grande Porto Alegre e para o centro-sul e leste do Rio Grande do Sul.

Até o fim desta semana, várias áreas de instabilidade passam pelo Sul do Brasil e podem provocar chuva forte nos três estados. O Paraná deve receber os maiores volumes de chuva. Em Colombo, na Grande Curitiba, choveu 85,4 mm entre 10 horas do dia 17 e 10 horas do dia 18 de dezembro, pelo horário de Brasília.

Confira a previsão para a Região Sul até o fim da semana

 

Tragédia em Esteio (RS)

No Rio de Grande do Sul, a ventania derrubou parte da estrutura montada para um show de música eletrônica na cidade de Esteio, na Grande Porto Alegre, deixando feridos e causando a morte do DJ Kaleb. Em Canoas, outra cidade da Grande Porto Alegre uma rajada de vento chegou aos 74 km/h por volta das 14 horas, pela medição da base aérea. O aeroporto internacional de Porto Alegre também registrou rajada de 74 km/h neste horário. Já em Campo Bom, também na Grande Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de 74 km/h entre 14 e 15 horas.

 

Ventos fortes e seus efeitos

É difícil saber extamente a velocidade do vento em todos os lugares. Seria preciso ter um medidor (o anemômetro) da velocidade e direção do ventos em cada local, mas isto é impossível.  Porém, é possível estimar a velocidade do vento pelo tipo dano causado. Pela escala internacional de ventos Beaufort, ventos acima de 70 km/h já poder quebrar alguns galhos de árvores e da ordem de 80 km/h já causa destelhamento. 

 

 

Velocidade do vento e danos associados

 

 

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário de Brasília.

Confira a previsão climática da Climatempo para ao verão 2018 na Região Sul. 

 

 

 

 

 

Foto de Joelson Magnani, Santo Inácio

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

24°
min

32°
max

15mm / 67%

Curitiba - PR

22°
min

29°
max

20mm / 83%