Oferecido por
O fim de semana será de muita chuva em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que já estão atuando sobre o Centro-Oeste do Brasil, vão ganhar força e aumentar o risco de temporais. Em Mato Grosso do Sul, o ar fica mais seco e as chances de chuva diminuem.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 101,6 mm em Jataí (GO), entre 10 horas do dia 1 e 10 horas do dia 2 de fevereiro. Em Cuiabá, capital de Mato Grosso, choveu 78,0 mm neste período.
Chuva de ZCAS
O sábado é de alerta para temporais em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, incluindo as capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília. As áreas mais ao norte de Mato Grosso, de Goiás e a região de Brasília devem ter chuva na maior parte do dia.
No domingo, as áreas de instabilidade ficam ainda mais fortes e aumentam as condições para temporais nos dois estados e no Distrito Federal.
Foto de Thiago Farias - Brasília, DF
A intensificação das áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste do Brasil até associada com a queda acentuada da pressão atmosférica durante o fim de semana. Entenda as mudanças de pressão que ocorrem no fim de semana.
Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul, o ar mais seco de origem polar se espalha por todo o estado. Os níveis de umidade relativa do ar tendem a diminuirm, o que vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva neste fim de semana.
No sábado, o sol aparece forte e as pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde, apenas no norte do estado. Na região de Corumbá e nas áreas próximas a Mato Grosso e Goiás, já não há expectativa de temporais como nos últimos dias.
No domingo, o dia será de muito sol em todo o Mato Grosso do Sul e as pancadas de chuva devem ocorrer apenas nas áreas mais ao norte, principalmente à tarde e à noite.
Leia também: Alemanha e o desafio de reduzir o lixo plástico
Colaborou neste texto a estagiária Amanda Sampaio.