Oferecido por
Áreas de instabilidade se espalharam sobre o estado do Rio De Janeiro e deixam todas as regiões fluminenses com muita nebulosidade e chuva no decorrer desta terça-feira. Quase todas as regiões do estado amanheceram com chuva, mas em geral de fraca intensidade. Porém, durante a madrugada, a chuva caiu moderada a forte em alguns momentos em locais do Norte Fluminense e da região dos Lagos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em Macaé choveu 72,6 mm entre 11 horas de ontem e 11 horas de hoje. Arraial do Cabo acumulou 70,2 mm neste período e em Campos dos Goytacazes choveu 53,0 mm. Na cidade do Rio de Janeiro, pelas informações do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiros, os maiores volumes de chuva em 24 horas (entre 12 horas de ontem e 12 horas de hoje) ficaram entre 10 mm e 17 mm.
Durante a terça-feira, todo o estado do Rio de Janeiro permanece com muita nebulosidade e a chuva frequente, com períodos de melhoria. Há risco de raios e não se pode descartar que chova com moderada em alguns momentos em diversas regiões do estado, inclusive sobre o Grande Rio e nas cidades serranas.
Baixa pressão intensifica a chuva no RJ
A intensificação da chuva sobre o estado do Rio de Janeiro está associada com acentuada queda da pressão atmosférica que ocorre no litoral fluminense. Uma área de baixa pressão atmosférica se organiza na região e facilita a concentração do ar úmido e quente sobre todo o Rio de Janeiro. Mais nuvens de chuva se formam sobre o estado.
A baixa pressão atmosférica enfraquece nesta quarta-feira, mas continua no litoral do Rio de Janeiro. Por isso ainda há previsão de muita nebulosidade e chuva a qualquer hora para todo o estado do Rio.
A partir de quinta-feira, com o afastamento da baixa pressão, a nebulosidade diminui e as pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde.
Alta pressão no Carnaval 2018
Um sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre a Região Sudeste do Brasil no fim desta semana. A alta pressão atua de forma contrária à baixa pressão atmosférica. Com a alta pressão ganhando força, a nebulosidade e as condições para chuva diminuem.
A tendência é de que durante quase todo o Carnaval 2018, o estado do Rio de Janeiro, de forma geral, tenha muito sol, calor e pouca chuva. As condições para chuva tendem a aumentar na terça-feira, 13, com a chegada de uma frente fria.
Curiosidade
Há um ano, nesta mesma época, uma baixa pressão atmosférica também se organizou no litoral sul do Rio de Janeiro e provocou chuvas fortes no centro-sul fluminense. Por causa da influência desta baixa pressão, nuvens do tipo funil começaram a se formar sobre o Rio de Janeiro. Veja que nuvens estranhas se formaram sobre o Rio no dia 7/2/2017.