Condições de chuva aumentam no Sul do Brasil

05/02/2018 às 11:45
por Maria Clara Machado

Atualizado 05/02/2018 às 15:42

Oferecimento
Região da Campanha e sul gaúcho, que sofrem com racionamento, serão pouco beneficiados

Uma mudança na circulação do ventos sobre o centro-sul do Brasil volta a favorecer a entrada de ar quente e úmido sobre os estados da Região Sul. As pancadas de chuva começar a retornar a partir desta terça-feira (6), porém a região da Campanha e o sul gaúcho, que enfrentam racionamento de água, serão pouco beneficiados. 

 

O Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul continuam com bastante sol e calor no período da tarde. Apenas o amanhecer será com temperaturas amenas. Com o aquecimento e a entrada do ar úmido, as nuvens de chuva voltam a crescer a partir da tarde. As condições para pancadas de chuva com raios aumentam especialmente sobre o oeste do Paraná, o estado de Santa Catarina, o norte e o noroeste do Rio Grande do Sul e pode chover moderado. 

Das três capitais, há previsão de pancadas de chuva somente em Florianópolis. O tempo fica firme em Curitiba e em Porto Alegre

 

Região da Campanha e sul gaúcho

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, seis cidades gaúchas já decretaram situação de emergência por causa da estiagem: Hulha Negra, São Jerônimo, Morro Redondo, Amaral Ferrador, Cristal e Pedras Altas. Desta lista, enfrentam racionamento de água os municípios de Hulha Negra e São Jerônimo, além de Bagé, que iniciou a medida a partir desta segunda-feira (5). 

 

Foto: Carmen Silvia. Bagé/RS

 

Nos campos, a falta de chuva está afetando principalmente a produção de leite, que teve queda de 30%, e as lavouras de soja. Os agricultores alegam problemas não só pela falta de chuva, mas pela má distribuição das precipitações e as altas temperaturas. 

 

Apesar do retorno das pancadas de chuva sobre o Sul do Brasil, a Região da Campanha ainda deve ter uma semana seca, com pouca ou nenhuma chuva. 

 

No Sul em geral, a tendência para a semana será de mais calor e pancadas de chuva com raios sobre o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, porém a chuva ainda não deve ser muito volumosa e nem generalizada. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%