Risco de chuva forte sobre Minas Gerais e no Espírito Santo

22/02/2018 às 17:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frente fria avança para o litoral capixaba e reforça áreas de instabilidade sobre Minas

Uma frente fria avança do litoral do Rio De Janeiro para o Espírito Santo e mantém o tempo bastante instável em grande parte da Região Sudeste nesta sexta-feira. Esta frente fria vai ajudar a manter as condições para a formação de nuvens bastante carregadas que já crescem por quase toda a Região Sudeste com a grande disponibilidade de ar úmido e quente que existe por quase toda a Região. Há uma grande preocupação com chuva forte e volumosa sobre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora também sobre o Espírito Santo, onde não tem chovido muito.

 

Chuva aumenta no Espírito Santo

No Espírito Santo, a região de Castelo e de Cachoeiro de Itapemirim tiveram chuva moderada a forte na quarta-feira, 21 de fevereiro. Em Vitória, os últimos registros de chuva feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia foram no fim de semana passado. Choveu forte no começo do mês e Vitória já acumulou aproximadamente 164 mm de chuva em fevereiro, o dobro da média normal para este mês, que fica em torno de 80 mm.

Nesta sexta-feira, nuvens carregadas se espalham por todas as regiões do Espírito Santo. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora do dia e há risco de chuva moderada a forte, inclusive sobre a Grande Vitória. A menor possibilidade de chuva forte nesta sexta-feira é para o extremo norte capixaba, região próxima ao sul da Bahia.

No fim de semana, a frente fria vai se afastando do litoral capixaba, mas nuvens carregadas continuam crescendo sobre o estado. A previsão é de que o tempo permaneça instável, com risco de chuva moderada a forte por todo o estado tanto no sábado como no domingo.

 

Menos calor

Com a chuva e a grande quantidade de nuvens esperada sobre o Espírito Santo nos próximos três dias, o calor vai diminuir. A sensação de abafamento ainda predomina na sexta-feira, mas o ar refresca no fim de semana.

 

 

Acompanhe as nuvens carregadas pelas imagens do satélite GOES 16 a cada 15 minutos

 

Rio de Janeiro ainda pode ter chuva forte nesta sexta-feira

 

Mais chuva sobre Minas Gerais

Fevereiro já deu muita chuva para a maioria das regiões de Minas Gerais e a frente fria que avança para o litoral do Espírito Santo vai reforçar as áreas de instabilidade que estão sobre o estado de Minas. A chuva tem sido frequente na Grande Belo Horizonte. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 106,2 mm em Florestal, entre 13 horas do dia 21 e 13 horas do dia 22 de fevereiro. Metade deste volume caiu na madrugada desta quinta-feira. Durante a tarde desta quinta-feira, choveu forte na região de Curvelo, Rio Pardo de Minas, Sete Lagoas e Três Marias.

 

Em Belo Horizonte já choveu 184 mm em 22 dias, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica no bairro de Santo Agostinho. Este valor está 11% abaixo da média normal de chuva para fevereiro.

Nesta sexta-feira, a Grande Belo Horizonte e quase todas as regiões de Minas Gerais podem ter chuva moderada a forte. As pancadas ocorrem várias vezes durante o dia. No Sul de Minas, o risco de temporais é baixo e a chuva só deve ocorrer em parte da tarde ou da noite.

No fim de semana, áreas de instabilidade vão continuar muito ativas sobre Minas Gerais e a previsão é de mais chuva para quase todo o estado. No sábado, não deve chover no Sul de Minas e a chance de chuva na Zona da Mata é baixa. Mas as outras regiões mineiras podem ter chuva moderada a forte. Volta a chover forte no Vale do Rio Doce.

No domingo, as áreas de instabilidade enfraquecem, o que vai permitir maiores períodos com sol sobre Minas Gerais. Mesmo assim, as pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite por todo o estado e com moderada a forte intensidade. O risco de temporais aumenta para a região do Triângulo Mineiro.

 

 

Foto de Thayrone Barbosa, Governador Valadares (MG)

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%