Após período de estiagem, chuva retorna à Argentina

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Já há registros de chuva no sul da Argentina na manhã desta sexta-feira, e ela deverá avançar sobre as regiões produtoras ao longo do dia e principalmente durante o final de semana. Entretanto, como vem ocorrendo, essas chuvas continuarão sendo irregulares e de baixa intensidade. Com isso, ainda haverá muitas regiões que continuarão apresentando déficits hídricos. No entanto, como há expectativa de chuvas mais regulares ao longo dos próximos 15 dias, as condições aos poucos estarão melhorando para o desenvolvimento das lavouras.

 

Brasil

Toda a faixa central do Brasil ainda continua com muita nebulosidade e pontos de chuva nesta sexta-feira, principalmente em Mato Grosso e no sudoeste goiano. Essas vêm atrapalhando muito o pleno avanço da colheita da soja e, consequentemente, afetando ainda mais o plantio do milho segunda safra, cuja janela ideal de plantio vem se estreitando ainda mais. Apesar da sexta-feira ainda ser um dia chuvoso e com baixa possibilidade para a realização dos trabalhos de campo, a previsão é que a partir de amanhã o tempo comece a abrir em toda a região central do país e permitir a plena realização dos trabalhos de campo.

 

A previsão para a próxima semana é de tempo bem mais aberto, com possibilidade apenas de eventuais pancadas de chuva de final de tarde em todo o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. O mesmo está sendo previsto para as regiões produtoras do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e do Pará, onde as previsões de chuvas quase que diárias continuam sobre todas as regiões produtoras, porém, sempre na forma de pancadas.

 

No Sul, a sexta-feira será mais um dia de céu aberto e sem previsão de chuva. O mesmo deve ocorrer sobre as regiões produtoras do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Entretanto, com o avanço de uma frente fria ao longo da semana que vem sobre a região Sul, a previsão é de que as chuvas retornem a todas essas localidades ao longo da semana e, com isso, as condições voltem a ficar bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, mas sem que venham interferir nos trabalhos de campo. A tendência é que as chuvas continuem acontecendo na forma de pancadas, nas quais irão elevar os níveis de umidade do solo, além de não interferir/prejudicar a realização da colheita e dos tratos culturais.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora