Oferecido por
Grandes áreas de instabilidade estão ativas sobre a costa norte do Nordeste do Brasil e uma grande quantidade de nuvens peadas de chuva se espalham pela faixa litorânea entre o litoral do Rio Grande do Norte até São Luis, no Maranhão.
A chuva está caindo muito fohttps://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/5187/buriticupu-marte em particular no Rio Grande do Norte. Em apenas 6 horas, ou seja entre 7h00 da manhã e 14h00, choveu quase 93 milímetros de chuva sobre o Farol do Calcanhar, na região litorânea da cidade Touros.
Na região de Natal, a chuva também caiu forte nesta manhã de quinta-feira. De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, foram acumulados em apenas 1 hora , entre 9h00 e 10h00, 32,6 milímetros de chuva na capital potiguar. Já, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reportou nas últimas 24 horas um acumulado de 36,6 milímetros em uma das estações que possui na capital. No começo desta tarde a chuva também caia forte sobre Mossoró, outra cidade do Rio Grande do Norte.
A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, alerta que no decorrer da tarde e noite desta quinta-feira, essas áreas de instabilidade ficam muito ativas sobre o Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, norte do Piauí e Maranhão provocando chuvas fortes. Há risco de temporais, inclusive nas capitais.
Ainda de acordo com o Inmet, choveu muito em Crateús, no Ceará. Das 9hs da manhã de ontem (28), até 9hs da manhã desta quinta-feira (01), já foram acumulados 58,6 milímetros. Em Fortaleza, foram registrados 27,6 milímetros. No mesmo período, a chuva caiu forte em Buriticupu, no Maranhão, foram 36,6 milímetros acumulados.
No Brasil, o maior acumulado de chuva no período de 24 horas, entre 9hs da manhã de quarta-feira (28) até 9hs da manhã desta quinta-feira (01), ocorreu na cidade paraíbana de Areia que registrou 73,8 milímetros de chuva, segundo dados do Inmet. Veja no quadro abaixo os maiores volumes acumulados no Nordeste nas últimas 24 horas:
Mar agitado
Na sexta-feira (02), o mar continua bastante agitado do litoral do Maranhão até a Paraíba com risco de ressaca. A uma tendência de diminuição das ondas a partir do meio da tarde.
Veja mais detalhes sobre as condições do mar. Clique aqui
Fim de semana
Nesta sexta-feira (02), e também no fim de semana as áreas de instabilidade vão continuar bastante ativas por quase todo o Nordeste, provocando pancadas de chuva. O que irá chamar a atenção é a chuva volumosa entre o litoral do Rio Grande do Norte e do Maranhão.
No sul da Bahia, região de Vitória da Conquista e Bom Jesus da Lapa, o ar está mais seco o que colabora para a diminuição da nebulosidade e consequentemente da chuva. Nestas localidades, o sol aparece forte e a temperatura fica alta. Faz calor!
Foto: Isaías - Alto do Oeste - RN