Clima favorece trabalhos de campo em várias regiões do BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma frente fria na altura do Espírito Santo e sul da Bahia, associada ao corredor de umidade que se mantém sobre toda metade norte do país, deixa o tempo fechado e com possibilidade para pancadas de chuva ao longo de toda a segunda-feira em grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Bahia. Além disso, também há previsão de chuva sobre a faixa norte de Minas Gerais e no Espirito Santo. Essas chuvas, que vem ocorrendo desde ontem, atrapalham o pleno andamento da colheita da soja e até mesmo o plantio de milho, que segue sendo semeado em algumas localidades.

 

A partir de amanhã, as áreas de instabilidade já começam a perder força. Assim, apesar de começar com tempo fechado, a semana será marcada novamente pelo tempo favorável à realização dos trabalhos de campo, como colheita, plantio e tratos culturais. Além disso, as chuvas que ocorreram de forma mais generalizada elevaram os níveis de umidade do solo, o que garantiu boas condições ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra.

A tendência é que as condições se mantenham favoráveis ao longo de todo o mês de março, tanto para o desenvolvimento das lavouras, como também a realização dos trabalhos de campo, uma vez que não há previsão de invernadas e nem períodos longos de estiagem.

 

Já na outra metade do Brasil, a segunda-feira amanhece com tempo mais aberto e temperaturas em elevação. Ainda assim, as madrugadas devem ficar mais frescas e há possibilidade de pancadas de chuva mais generalizadas a partir do final dessa semana sobre todas as regiões produtoras da região Sul, bem como sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo.

 

Mesmo com um inicio de semana mais seco, a previsão é de que a semana termine com tempo fechado e chuvoso em grande parte da metade sul do Brasil, o que vai possibilitar a elevação dos níveis de umidade do solo e garantir melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de segunda safra, bem como às culturas do café e da cana-de-açúcar. Por outro lado, essas chuvas poderão atrapalhar os trabalhos de campo, mas nada que possa causar prejuízos aos produtores.

 

Argentina

Na Argentina, a semana começa com a presença de uma massa de ar polar sobre grande parte das regiões produtoras, o que deve deixar as temperaturas baixas sobre quase todas as principais regiões produtoras. Esse frio também pode ser observado na manhã desta segunda-feira em todo o Uruguai e na metade sul do Rio Grande do Sul. Sendo assim, não há previsão de chuva ao longo de toda a semana sobre essas localidades, somente a partir de quarta-feira é que esse sistema deve perder força.  Com isso, a tendência é que as chuvas retornem de forma mais generalizada e em bons volumes sobre todas as regiões produtoras de milho e soja da Argentina no final da semana.

 

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora