1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva muito forte sobre São Paulo
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva muito forte sobre São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Chuva na Av. Paulista por volta das 20h - reprodução de câmera ao vivo

5 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade que vieram do interior do estado trouxeram chuva muito forte para a Grande São Paulo no começo da noite desta terça-feira, 27 de março. Na região da Climatempo, na Vila Mariana, pouco antes da 20 horas, a chuva caía de forma torrencial, com forte trovões.

 

Antes desta instabilidade chegar já havia chovido forte em vários locais da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo por causa de grandes nuvens que se formaram por causa do calor e da umidade do ar elevada. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura máxima de 28,6°C às 15 horas no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. Vários bairros das zonas norte, leste, centro e oeste da capital registraram pancadas de chuva a partir de 15 horas e a chuva veio forte.  

O risco de chuva forte e de raios persiste no começo da noite desta terça-feira em toda a Grande São Paulo em vários locais do centro, sul e do leste do estado de São Paulo. 

 

Raios sobre São Paulo

A passagem das nuvens carregadas no fim da tarde e começo da noite provocou muitos raios. Apenas entre 16 e 17 horas, a rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas registrou 223 raios sobre a cidade de São Paulo, considerando a descargadas entre nuvens e aquelas que chegaram ao solo. No período entre 15 horas e 21 horas  ocorreram 372 raios sendo que 191 chegaram ao solo e os outros 181 foram detectados entre a nuvens.

 

Acompanhe a chuva sobre a Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

 

Chuva na Av. Paulista por volta das 20h - reprodução de câmera ao vivo

 

Alagamentos

Toda a cidade de São Paulo permanecia em atenção para a alagamentos às 20 horas, de acordo com o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura. O estado de atenção generalizado teve início por volta das 16 horas. Até 21h15 horas,  o CGE registrava 14 alagamentos, sendo 2 intransitáveis

 

 

 

SP_chuvaforte_27-3-18

 

 

Uma forte área de instabilidade cresceu no sul do estado de São Paulo e avança para a Grande São Paulo aumentando as condições para a chuva forte no fim da tarde e começo da noite desta terça-feira, 27 de março. Os municípios a oeste e norte da Grande São Paulo devem ser os primeiros a sentir a chegada deste sistema.

 

Volumes de chuva

Durante a chuva forte do começo da noite da terça-feira, 27 de março, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 50 mm em 1 hora no centro de São Caetano do Sul. O registro foi de 20h10 até 21h10. Em Santo André (Vila Curuçá) choveu 30,9 mm neste horário.

 

Confira alguns volumes de chuva registrados em apenas 1 hora, entre 16h20 e até 17h20 pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:

 

São Paulo (Butantã): 40,0 mm

Osasco (Rochdale): 27,6 mm

Taboão da Serra (Parque Assunção): 23,4 mm

Itapetininga (Chapadinho): 21,2 mm

 

Volumes de chuva registrados pelo CGE na cidade de São Paulo entre 20h e 21h:

Vila Prudente: 18,0 mm

Ipiranga: 17,2 mm

São Miguel Paulista 13,8 mm

Vila Mariana: 13,4 mm

Santo Amaro: 13,2 mm

 

Volumes de chuva registrados pelo CGE na cidade de São Paulo entre 15h e 20h:

Lapa: 31,0 mm

São Miguel Paulista: 29,4 mm

Vila Prudente: 21,6 mm

Itaim Paulista: 21,6 mm

Aricanduva/Vila Formosa: 18,0 mm

Butantã: 18,2 mm

 

Acompanhe a chuva sobre a Grande SP pelos radares Climatempo-USP

 

 

Chuva forte no sul e leste de SP, 16h30, 27/3/18

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias