Oferecido por
Áreas de instabilidade que vieram do interior do estado trouxeram chuva muito forte para a Grande São Paulo no começo da noite desta terça-feira, 27 de março. Na região da Climatempo, na Vila Mariana, pouco antes da 20 horas, a chuva caía de forma torrencial, com forte trovões.
Antes desta instabilidade chegar já havia chovido forte em vários locais da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo por causa de grandes nuvens que se formaram por causa do calor e da umidade do ar elevada. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura máxima de 28,6°C às 15 horas no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. Vários bairros das zonas norte, leste, centro e oeste da capital registraram pancadas de chuva a partir de 15 horas e a chuva veio forte.
O risco de chuva forte e de raios persiste no começo da noite desta terça-feira em toda a Grande São Paulo em vários locais do centro, sul e do leste do estado de São Paulo.
Raios sobre São Paulo
A passagem das nuvens carregadas no fim da tarde e começo da noite provocou muitos raios. Apenas entre 16 e 17 horas, a rede Earth Networks de detecção de descargas elétricas registrou 223 raios sobre a cidade de São Paulo, considerando a descargadas entre nuvens e aquelas que chegaram ao solo. No período entre 15 horas e 21 horas ocorreram 372 raios sendo que 191 chegaram ao solo e os outros 181 foram detectados entre a nuvens.
Acompanhe a chuva sobre a Grande SP pelos radares Climatempo-USP
Chuva na Av. Paulista por volta das 20h - reprodução de câmera ao vivo
Alagamentos
Toda a cidade de São Paulo permanecia em atenção para a alagamentos às 20 horas, de acordo com o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura. O estado de atenção generalizado teve início por volta das 16 horas. Até 21h15 horas, o CGE registrava 14 alagamentos, sendo 2 intransitáveis
Uma forte área de instabilidade cresceu no sul do estado de São Paulo e avança para a Grande São Paulo aumentando as condições para a chuva forte no fim da tarde e começo da noite desta terça-feira, 27 de março. Os municípios a oeste e norte da Grande São Paulo devem ser os primeiros a sentir a chegada deste sistema.
Volumes de chuva
Durante a chuva forte do começo da noite da terça-feira, 27 de março, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 50 mm em 1 hora no centro de São Caetano do Sul. O registro foi de 20h10 até 21h10. Em Santo André (Vila Curuçá) choveu 30,9 mm neste horário.
Confira alguns volumes de chuva registrados em apenas 1 hora, entre 16h20 e até 17h20 pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais:
São Paulo (Butantã): 40,0 mm
Osasco (Rochdale): 27,6 mm
Taboão da Serra (Parque Assunção): 23,4 mm
Itapetininga (Chapadinho): 21,2 mm
Volumes de chuva registrados pelo CGE na cidade de São Paulo entre 20h e 21h:
Vila Prudente: 18,0 mm
Ipiranga: 17,2 mm
São Miguel Paulista 13,8 mm
Vila Mariana: 13,4 mm
Santo Amaro: 13,2 mm
Volumes de chuva registrados pelo CGE na cidade de São Paulo entre 15h e 20h:
Lapa: 31,0 mm
São Miguel Paulista: 29,4 mm
Vila Prudente: 21,6 mm
Itaim Paulista: 21,6 mm
Aricanduva/Vila Formosa: 18,0 mm
Butantã: 18,2 mm
Acompanhe a chuva sobre a Grande SP pelos radares Climatempo-USP
Chuva forte no sul e leste de SP, 16h30, 27/3/18