Litoral leste do Nordeste volta a ter chuva forte

11/04/2018 às 15:33
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade ganham força e se espalham por toda a costa da Região

Novas áreas de instabilidade voltaram a crescer no mar pelo leste do Nordeste avançando em direção ao litoral da Região. Já voltou a chover forte em algumas capitais, como Recife (PE) e João Pessoa (PB) e a tendência é de mais pancadas de chuva para esta quinta-feira (12). 

 

Recife e João Pessoa com bastante chuva 

A chuva voltou na madrugada e se estendeu pela manhã desta quarta-feira (11), com acumulado de 44,2 mm no Recife, capital de Pernambuco, no período de 12 horas, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A média de chuva (1981-2010) para o mês de abril é de cerca de  290,5 mm. Novamente a água subiu muito e invadiu casas, e o trânsito ficou bastante complicado em toda a região metropolitana. 

 

João Pessoa, capital da Paraíba, também teve grande acumulado de chuva no mesmo período, com total de 52,2 mm em 12 horas. A média para abril é de 280,4 mm de chuva. 

 

Foto: Helder Rodrigues. Recife/PE

 

Litoral da Bahia com chuva 

O litoral da Bahia também voltou a ficar com o tempo instável. Os maiores volumes de chuva entre terça e esta quarta-feira foram observados no sul baiano, com até 37,2 mm em Ilhéus, 34,4 mm em Maraú e 20,6 mm em Porto Seguro no período de 24 horas. A chuva  também retornou a Salvador e em outras áreas do Recôncavo Baiano. 

 

Mais chuva em São Luís 

Toda a costa norte do Nordeste também permanece instável, com nuvens carregadas espalhadas por todo o litoral. Destaque para a capital São Luís, no Maranhão que acumulou quase 60 mm de chuva entre terça e a manhã desta quarta-feira. Em Caxias, foram 70 mm de chuva. 

 

Alerta de mais temporais 

A previsão é de que a chuva continue por toda a faixa litorânea do Nordeste no decorrer desta quinta-feira (12). Mais áreas de instabilidade crescem associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte e nuvens carregadas avançam do mar pela costa leste. O alerta dos meteorologistas é para mais temporais a qualquer hora entre o Maranhão, o Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte, a Paraíba e Pernambuco, incluindo as capitais. 

 

As pancadas de chuva também serão frequentes, podendo ser fortes entre o litoral de Alagoas, de Sergipe e da Bahia. 

 

Pelo interior do estados, ocorrem maiores períodos de sol e há chance de pancadas de chuva com raios especialmente entre à tarde e a noite. Pouca chuva está prevista para o oeste da Bahia nesta quinta-feira. 

 

Confira o retorno da chuva pela costa leste do Nordeste: 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

25°
min

30°
max

10mm / 90%

João Pessoa - PB

24°
min

31°
max

15mm / 80%