Ar seco reduz a chuva no Tocantins

19/04/2018 às 17:19
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva diminuiu na capital Palmas nos últimos dias. Veja como deve terminar a semana em todo o Norte do Brasil.

A capital Palmas e todo o centro-sul do Tocantins sentiu a redução da chuva nós últimos dias. Com o enfraquecimento das áreas de instabilidade sobre o estados, o sol está brilhando mais forte esta semana. 

 

Nesta sexta-feira (20) a presença do ar seco ainda deixa o tempo aberto, com poucas nuvens no céu e não há expectativa de chuva em quase todo o Tocantins, incluindo Palmas. Apenas no norte do estado, há possibilidade de algumas pancadas de chuva com raios. 

 

Palmas já superou a média de chuva de abril 

Palmas ficou sem chuva nos últimos dois dias e mesmo na última terça-feira (17), a chuva que ocorreu acumulou menos de 2 mm. Apesar do tempo mais seco esta semana, o total acumulado do mês está em 237 mm até o último dia 17, 35% acima da média de abril. A média Climatológica do mês é de 175 mm (1981-2010), pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 

 

A umidade volta a aumentar sobre o Tocantins durante o fim de semana e há previsão de pancadas de chuva com raios. Pontualmente pode chover de moderada a forte intensidade. 

 

Foto: Gleive Márcio. Palmas/TO.
 

Outras áreas do Norte com instabilidade 

As áreas de instabilidade tropicais formadas pelo ar quente e úmido ainda se espalham por grande parte da Região Norte e provocam mais pancadas de chuva nos próximos dias. Há uma tendência da instabilidade ganhar força entre o Amazonas, o Acre e Rondônia. 

 

Ocorrem períodos de sol por quase toda a Região e as pancadas de chuva com raios retornam principalmente entre à tarde e a noite, com risco de temporais. 

 

Confira o volume de chuva  estimado para todo o Norte do Brasil nos próximos dias: 

 

chuva_NO_20.04

 

 

Veja também:

Balanço parcial da chuva de abril nas capitais brasileiras 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

39°
max

0mm / 0%