Lavoura do café enfrentará o frio

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria provocou chuva generalizada em grande parte das regiões produtoras de milho, cana-de-açúcar, café e feijão. As quebras não serão revertidas, mas sim estabilizadas. Nesta quarta-feira (16), a previsão é de tempo nublado e com pancada de chuva em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia.

 

Logo em seguida, uma nova frente fria começa a avançar pela Argentina e até o final da semana deverá chegar ao Sul do Brasil. Com isso, será provocado mais chuva em grande parte do centro-sul, atingindo áreas produtoras de Goiás e de Minas Gerais, nas quais esse sistema de hoje não atingirá.

 

A partir da semana que vem, um novo período de estiagem deverá se instalar sobre a faixa central e norte do país, o que é normal para essa época do ano. A chuva ficará mais concentradas no Sul do Brasil. Com o retorno das precipitações, muitas áreas irão se beneficiar e mesmo com a volta do tempo mais seco, as condições não se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, já que os níveis de umidade do solo estarão razoáveis.

 

Queda da temperatura nas lavouras

 

A presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul, no começo da semana que vem, irá provocar o declínio acentuado das temperaturas mínimas, nas madrugadas de segunda (21) e terça-feira (22). Os termômetros irão marcar temperaturas baixas nesses dois dias, sendo que em muitos municípios os valores poderão ficar abaixo dos 5°C. Entretanto, não são previstas formações de geadas em áreas produtoras de milho, feijão, café e cana de açúcar.

 

Há previsão de geadas apenas para as regiões serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e região do planalto paranaense. No sul de Minas Gerais, também pode ocorrer temperaturas muito baixas, em municípios com mais de 1100 metros de altitude, como é o caso de Campos do Jordão, São Paulo e Monte Verde.

 

Dificilmente as áreas cafeeiras serão atingidas, mas será bem frio, sendo a primeira grande onda de frio do ano. A presença dessa massa de ar polar irá impedir que nuvens carregadas se formem ao longo da semana que vem. Ou seja, não há previsão de chuva para nenhuma localidade do centro-sul do Brasil.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora