Centro-Oeste entra no Inverno com sol e ar seco

20/06/2018 às 16:33
por Angela Ruiz

Oferecimento
Todos os estados ficam em atenção para baixa umidade do ar

Desde o último fim de semana o ar está ficando cada vez mais seco no Centro-Oeste, inclusive em áreas do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso que tiveram dias mais úmidos e frios durante a segunda semana de Junho. 

 

Nesta quinta-feira, início do Inverno, a estação mais seca do ano, o sol aparece forte. Este sistema de alta pressão atmosférica que influencia o Centro-Oeste impede a ocorrência de chuva. Com o fortalecimento da massa de ar seco sobre todos os estados, inclusive o Distrito Federal, a chance de chover é muito baixa, o que é normal nesta época do ano.

 

Em Brasília, por exemplo, chover neste mês de junho é raro. É o mês mais seco na capital federal. A média normal de chuva é de aproximadamente 09 milímetros. Em julho, a média é de 11 milímetros e em Agosto 14 milímetros.

 

É ao longo desta época do ano também que, normalmente, ocorrem névoa e nevoeiro. Do meio para o fim do inverno as queimadas se espalham.

 

Foto: Wilan Nascimento - Brasília - DF

 

Umidade baixa

Os níveis de umidade estão caindo em todos os estados. Por volta das 15h00, horário de Brasília, a menor umidade registrada neste horário era de 24% em Sidrolândia (MS) e em Campo Grande (MS). Em Rondonópolis (MT), 26% e em Rio Verde (GO), 30%.

 

Amanhã, a umidade relativa do ar pode chegar a 30% ou um pouco abaixo em algumas localidades. O ideal é evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.   

 

Amplitude térmica

 

De todos os estados do Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul tem chamado a atenção para a grande amplitude térmica que significa a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima do dia, ou seja, nesta quita-feira teremos um amanhecer mais ameno com tarde mais quente.  

 

Próximos dias

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, pelo menos até sábado (23), não há previsão de mudanças no tempo para o Centro-Oeste do país.

 

É normal chover muito pouco na Região Centro-Oeste durante o Inverno. Este ano as pancadas de chuva devem começar a retornar no final de setembro. Clique aqui e saiba mais sobre o que vai acontecer nesta nova estação.

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%