Sul amanhece congelado nesta quarta-feira

11/07/2018 às 00:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/07/2018 às 10:45

Oferecimento
Temperatura abaixo de 0° e geada devem ser registradas nos três estados

O frio se espalhou com muita força e de forma generalizada sobre a Região Sul. Temperaturas entre 0,0°C e 3,0°C foram registradas nos três estados na terça-feira, 10, mas o amanhecer desta quarta-feira é muito mais gelado. A temperatura fica abaixo de 0°C nos três estados e por isso há risco geada forte.

 

 

 

Nesta quarta-feira, ar frio e seco predomina sobre o Sul do Brasil. A diminuição da umidade podia ser sentida na noite da terça-feira quando praticamente toda a Região já estava sem nuvens. É o que se comprava pela imagem de satélite captada pelo satélite GOES 16 às 23h30 de 10/7/18. As nuvens aparecem em parte do litoral, mas o interior da Região Sul estava praticamente sem nuvens. A falta de nebulosidade na madrugada desta quarta-feira é um importante fator para acentuar o frio.

 

 

 

A temperatura cai mais na madrugada devendo ficar abaixo de 0°C nos três estados. Com esta situação teremos a formação de muita geada em toda a região entre o centro-sul e leste do Paraná, grande parte do interior de Santa Catarina e na parte norte do Rio Grande do Sul.

O frio será intenso nas capitais do Sul nesta quarta-feira, mas não há expectativa de recordes de frio. Porém, pode gear na Grande Curitiba.

Segundo o INMET, a menor temperatura este ano em Porto Alegre foi de 2,6°C em 17 de junho, em Florianópolis foi de 7,0°C, em 8 de junho, e em Curitiba, a menor temperatura foi de de 0,7°C no dia 9 de junho.

 

 

Foto de Wesley Martins, Curitiba (PR)

 

 

Semana com geada

A semana prossegue com noites, madrugadas e inícios de manhã gelados no Sul do Brasil. Até a sexta-feira, 13 de julho, temperaturas negativas devem ser registradas. Há previsão de geada até a sexta-feira, podendo gear novamente em Curitiba.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%