Chuva para e temperatura dispara em Porto Alegre

18/07/2018 às 11:58
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Rio Grande do Sul, mas nova frente fria é esperada para sexta-feira.

A chuva no Rio Grande do Sul começa a perder força nesta quarta-feira (17), depois de dois dias de tempo carregado e volumes elevados em diversas cidades, inclusive na capital. Até a manhã desta quarta ainda chovia no centro-sul gaúcho, mas a tarde já será de sol e tempo firme. 

 

Calor aumenta em Porto Alegre 

A Grande Porto Alegre, que teve nevoeiro nesta manhã e atrasos em diversos voos no aeroporto Salgado Filho, volta a ter predomínio de sol e rápida elevação nas temperaturas. Hoje, a máxima prevista para a capital gaúcha fica perto dos 28°C. Todo o estado do Rio Grande do Sul volta a ter tempo aberto nesta tarde. 

 

A presença de uma forte massa de ar seco acabou impedindo o avanço das áreas de instabilidade sobre Santa Catarina e o Paraná, e a chuva ficou restrita somente ao leste catarinense e em poucas áreas. 

 

Foto: Eduardo Severo. Porto Alegre/RS.
 

Nova frente fria chega na sexta-feira 

Apesar da trégua dos temporais no Rio Grande Sul, as mudanças no tempo já voltam a acontecer na sexta-feira (20) com a chegada de uma nova e grande frente fria. "O estado entra na condição pré-frontal, por isso esse rápido aumento nas temperaturas. A quinta-feira vai ser um dia bastante abafado, com nuvens altas, mas só há previsão de chuva a noite para a região de Uruguaiana, bem localizada mesmo", avisa o meteorologista Bruno Maon.  

 

A chuva volta a se espalhar pelo Rio Grande do Sul na sexta com a chegada da frente fria e novamente há risco de temporaisNa Grande Porto Alegre, as temperaturas vão subir bastante para uma nova queda brusca no fim de semana. Mais uma vez, os estados de Santa Catarina e do Paraná, vão receber somente parte da instabilidade desta frente fria. 

 

RS ainda teve chuva forte nas últimas 24 horas 

 Os acumulados de chuva ainda foram elevados em diversas localidades nas últimas 24 horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 65,4 mm de chuva em Tramandaí, entre às 9 horas de terça e às 9 horas desta quarta-feira. Foi o maior volume de chuva no Brasil neste período.

 

Também foram acumulados 43,6 mm em Porto Alegre, 39,2 mm em Jaguarão, 35 mm em Canguçu, 33,2 mm em Dom Pedrito, 33 em Bagé, 32 mm em Rio Grande, 31,2 mm em Torres e 28,5 mm em Santa Maria. Várias outras localidades tiveram chuva, mas com volumes inferiores a 25 mm. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%