Fim de semana de frio no Sul do Brasil

21/07/2018 às 00:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Região entra no segundo mês de inverno sob forte influência de ar polar

O segundo mês do inverno de 2018 começa com muito ar frio de origem polar sobre a Região Sul do Brasil. O ar frio chega em boa hora para diminuir a sensação de “inverno quente” que predomina no Sul do país. A estação começou no dia 21 de junho e o primeiro mês foi marcado por frio e chuva no Rio Grande do Sul, mas por tempo seco e temperatura acima do normal para o inverno em Santa Catarina e especialmente no Paraná.

 

Três frentes frias passam pelo Sul do Brasil até o fim de semana provocando chuva e espalhando ar polar sobre a Região. A combinação do excesso de nuvens, chuva, ventos e o ar de origem polar vai manter a temperatura baixa em quase todos os dias até fim de julho.



Fim de semana frio

A passagem de uma frente fria sobre o Sul do Brasil no fim de semana deixa muita nebulosidade neste sábado por quase toda a Região, mas praticamente toda a chuva já ocorreu sobre o Rio Grande do Sul.

No sábado, apesar da grande quantidade de nuvens por quase toda o Sul do país, só deve chover fraco pelo litoral do Paraná e de Santa Catarina e mesmo assim, esta chuva não será persistente.

No domingo, algumas pancadas de chuva podem voltar a ocorrer no sul do Rio Grande do Sul, mas o restante da Região terá maior número com horas de sol, em relação ao sábado, mas o frio continua.

 

Geada

A sensação de frio predomina em toda a Região Sul no fim de semana. O sábado será mais gelado do que o domingo, podendo gear na região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. No domingo, a geada pode se formar novamente em áreas do sul gaúcho e também das serras gaúcha e catarinense. Confira como fica a previsão!

 

RS_Bagé-por-Cristina-Pereira-28-6-18

Foto de Cristina Pereira, Bagé (RS)

 

Temperatura em queda

A temperatura já teve grande queda na tarde e noite da sexta-feira, 20, em praticamente toda a Região Sul do Brasil. Por volta das 21 horas, a temperatura estava em torno dos 10°C em muitas áreas do Rio Grande do Sul,no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Mas a chuva e o vento aumentavam a sensação de frio.

O fim de semana será frio, mas não há expectativa de recordes.



Mais chuva e frio

Outra frente fria chega ao Sul do Brasil na segunda-feira, 23 de julho e pode provocar chuva moderada a forte até a terça-feira. O ar polar entra forte e a temperatura cai mais.