Chuva pode causar problemas no RS e em SC até quinta-feira

24/07/2018 às 22:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral de SC e litoral norte do RS devem receber os maiores volumes de chuva. Último fim de semana de julho será com mais chuva.

Chuva pode causar problemas no RS e em SC

Áreas de instabilidade se intensificam sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina nas próximas 48 horas e há previsão de muita chuva para estes estados até a quinta-feira 26 de julho. Além dos transtornos causados pela chuva, a população dos dois estados também terá que conviver com baixa sensação térmica, por causa do tempo chuvoso e da falta do sol. (veja alerta especial)

 

O que estimula a formação de nuvens carregadas e de chuva volumosa é a persistência por muitas horas de ventos marítimos moderados a fortes, que vão manter a atmosfera saturada de umidade, e uma queda moderada a forte da pressão atmosférica sobre o Rio Grande do Sul. A diminuição da pressão sobre o Rio Grande do Sul força a concentração do fluxo de umidade.

 

 

Vento marítimo persistente e queda da pressão atmosférica estimulam

muita chuva no RS e em SC

 

Chuva persistente

Nesta quarta-feira e também na quinta-feira, 26 de julho, o tempo fica muito instável em todo o Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com muitas nuvens e chuva por várias horas consecutivas. A chuva pode causar transtornos na Grande Porto Alegre, mas principalmente na Grande Florianópolis. É o litoral de Santa Catarina e o litoral norte do Rio Grande do Sul que devem ter a chuva mais volumosa e prolongada.

 

O estado do Paraná será o menos atingido por estas áreas de instabilidade. Há previsão de chuva na faixa sul e leste do estado, incluindo a região de Foz do Iguaçu, Lapa, a Grande Curitiba e o litoral paranaense. Mas não há expectativa de chuva volumosa. O litoral do Paraná poderá ter algumas horas com chuva persistente e moderada. Não há previsão de chuva para as demais regiões do Paraná.



Fim de semana instável

As nuvens carregadas se afastam na sexta-feira, 27, mas o tempo volta a ficar muito instável no Sul do Brasil durante o fim de semana, o último de julho. No sábado, 28, ocorre a organização de uma frente fria (frontogênese) com um ciclone extratropical. Os três estados podem ter eventos de chuva forte e de ventania. Acompanhe a previsão!

 

 

Foto de Sonia Luciano, Criciúma (SC)

 

 

Leia também

 2018 pode terminar em El Niño. Como fica a chuva da primavera?

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

16°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

16°
min

27°
max

0mm / 0%