Calor passa dos 40°C no interior do Nordeste

03/08/2018 às 17:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade relativa do ar fica abaixo dos 20% em alguns estados

Quase todo o Nordeste do Brasil está sob o domínio de uma forte massa de ar seco. Este grande sistema de alta pressão que influencia a Região impede que nuvens de chuva se formem sobre o interior dos estados, o que é comum nesta época do ano. Mas alguma chuva ainda ocorre pelo litoral nordestino.

 

Calor de 40°C

A temperatura ficou mais elevada esta semana no Nordeste. Por volta das 14h00, horário de Brasília, a cidade de Gilbués, no Piauí registrou temperatura de 40,2°C e que chegou aos 41,0°C às 16 horas. Esta cidade teve a maior temperatura do país em 2 de agosto, quando o termômetro )

marcou 41,9°C, segundo dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

 

E o calorão segue forte. Para se ter uma ideia, muitas cidades localizadas ao oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí, podem registrar facilmente temperaturas acima de 37°C neste primeiro fim de semana de gosto. 

Pelo interior nordestino, muita atenção com valores de umidade abaixo dos 20%, principalmente nas áreas de sertão. Na tarde da sexta-feira, 3 de agosto, o INMET registrou até 14% em Bom Jesus do Piauí (PI), em Oieras (PI) e Alvorada do Gurguéia (PI) e 15% em Serra Talhada (PE).

Níveis de umidade do ar abaixo dos 20% também poderão ser observados no fim de semana no interior da Bahia.

 

Tempo seco 

Ao longo do sábado e domingo, ventos úmidos que sopram do mar favorecem uma maior concentração de umidade no litoral da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Nestas áreas, a chuva acontece de forma passageira. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer também no norte e litoral do Maranhão.

Mas é o tempo seco e o sol forte que vão predominar sobre o Nordeste no primeiro fim de semana de agosto, como é comum nesta época.

 

Foto de Roberto Meira, Barreiras (BA)

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

4mm / 90%