Frio aumenta no centro-sul do país nesta 6ªfeira

09/08/2018 às 12:52
por Angela Ruiz

Atualizado 09/08/2018 às 20:41

Oferecimento
Veja como fica a previsão

Uma forte massa de ar polar se desloca pelo centro-sul do Brasil neste início de fim de semana do Dia dos Pais. O frio vai atuar com força em várias áreas. O centro da massa de ar polar (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul, mas o frio vai avança sobre a Região Sudeste, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso e chega também em Rondônia e no Acre.

 

Nesta sexta-feira, pode gear nas primeiras horas da manhã, em todo o oeste gaúcho, sudoeste de Mato Groso do Sul e em quase todo o estado do Paraná, inclusive em Curitiba. Nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense há previsão de neve, segundo os meteorologistas.

 

Foto: André - Torres - RS

 

Este ar frio começa a entrar no estado de São Paulo que terá bastante frio nos próximos dias. No interior paulista, várias cidades podem registrar temperatura mínima abaixo de 10°C. No fim de semana, praticamente todo o estado terá mínimas abaixo de 10°C, inclusive a capital. A cidade de São Paulo poderá ter recorde de frio no fim de semana. A menor temperatura deste ano até agora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, foi de 9,1°C, em 13 de julho.

 

As áreas de instabilidade de uma frente fria no litoral do Rio De Janeiro e no sul do Espírito Santo provocam pancadas de chuva, de forma isolada, no norte fluminense, serra capixaba e em cidades que fazem divisa de Minas Gerais e com o Espírito Santo. Pode chover nas capitais Vitória e Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

 

Áreas de instabilidade que vêm do mar provocam pancadas de chuva de forma isolada na costa entre o Rio Grande do Norte e Alagoas. Pancadas de chuva também podem ocorrer no litoral do Maranhão. O calor e a alta umidade do ar provocam aumento de nuvens e pancadas de chuva no Amazonas e em Roraima.

 

Fim de semana do Dia dos Pais

O fim de semana do Dia dos Pais, será típico de inverno no centro-sul do Brasil. Com a atuação do ar polar o resfriamento será grande. Esta massa de ar polar vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva. Mas isto é normal para esta época do ano. 

 

A queda da temperatura no centro-sul brasileiro será intensa e muitas cidades podem registrar baixas temperaturas. 

 

 

Foto: Luiz - Curitiba - PR

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%