Sol reaparece, mas Sul do BR termina a semana em temporais

22/08/2018 às 21:06
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/10/2018 às 17:26

Oferecimento
Grande e forte frente fria avança sobre a Argentina nesta quinta-feira e chega ao Sul do BR na sexta-feira, 24 de agosto.

Com uma mudança na circulação do vento, em vários níveis atmosféricos, a umidade diminui e a temperatura sobe no Sul do Brasil. A chuva dá uma trégua no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nesta quinta-feira, mas a semana deve terminar em violentas tempestades com a passagem de uma grande e forte frente fria.

 

Quinta-feira com sol

Com a dissipação das áreas de instabilidade, o sol reaparece com força nesta quinta-feira na maioria das áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas muitas áreas amanhecem nubladas. O tempo seco deve ser observado especialmente à tarde. O Paraná também terá períodos com sol, mas há previsão de pancadas de chuva, inclusive na Grande Curitiba.

 

Névoa e nevoeiro

Depois de três dias chuvosos e frios, o ar ainda fica muito úmido pela manhã nesta quinta-feira. Por isso, muitas áreas no Sul do Brasil podem amanhecer nubladas e com problemas por causa da redução da visibilidade provocada pelo nevoeiro ou névoa forte. O nevoeiro prejudica a visibilidade em estradas e aeroportos.

 

 

Foto de Nilviane Scheffer, Cruz Alta (RS)

 

Tempo seca e Porto Alegre e em Florianópolis

Em Porto Alegre e em Florianópolis, a nebulosidade diminui e o sol deve aparecer ainda pela manhã. Não há previsão de chuva. As duas capitais ficaram chuvosas desde o início da semana. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou  aproximadamente 34,0 mm nas duas cidades entre 9 horas do dia 20 a 9 hora do dia 22 de agosto. Em Porto Alegre, a temperatura máxima nestes dias não passou dos 15°C e em Florianópolis, o termômetro não superou os 18°C.

 

Semana termina em tempo severo

A população da Região Sul do Brasil deve ficar muito atenta para as condições do tempo entre a sexta-feira, 24 de agosto, e a segunda-feira, dia 27. Uma grande e forte frente fria passa sobre o Sul com potencial para provocar ventania (rajadas em torno de 100 km/h), chuva intensa com risco de granizo, raios e também muito frio, geada e até neve!

A chuva intensa está prevista para para a sexta-feira, 24 de agosto. Pode nevar no sábado, 25, em áreas das serras gaúcha e catarinense. No domingo e na segunda-feira, o frio intenso provoca muita geada no Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

20mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

26°
max

45mm / 90%