Dias frios em São Paulo

26/08/2018 às 15:38
por Aline Tochio

Atualizado 26/08/2018 às 18:19

Oferecimento
Tarde deste domingo foi uma das mais frias do ano na capital

A passagem de uma forte massa de ar polar, associada a uma frente fria que passou por São Paulo no sábado, trouxe intensa queda de temperatura para o leste do Estado. Em 48 horas, a capital registrou uma diminuição de 16ºC na temperatura máxima.

 

Na última sexta-feira (24), a cidade de São Paulo teve a tarde mais quente deste inverno, com máxima de 29,7ºC. Mas no sábado a nebulosidade aumentou bastante com a passagem da frente fria e a máxima não passou de 23ºC. Neste domingo (26), a capital teve uma das tardes mais frias do ano de 2018. A temperatura máxima na estação convencional do Mirante de Santana foi de apenas 16,8ºC, mas esse valor foi registrado durante a madrugada. Às 15 horas o aeroporto de Congonhas registrava 12ºC de temperatura, vento de quase 20 km/h e chuviscos. A sensação térmica era de apenas 08ºC. O recorde atual de menor temperatura é de 14,2ºC registrada no dia 01 de agosto na estação convencional do INMET, também no Mirante de Santana. 

 

O excesso de umidade trazido pelos ventos marítimos constantes deixaram toda a faixa leste de São Paulo com tempo fechado neste domingo (26). Na imagem de satélite abaixo, no canal visível, é possível ver que toda a faixa leste do estado estava com tempo fechado. As nuvens estão indicadas em tons brancos.

 

SP.

 

O interior paulista também sentiu influência dos ventos de sudeste. No Vale do Paraíba o tempo ficou fechado, com chuviscos várias vezes ao longo do domingo. O centro-oeste e norte do estado, apesar de terem ficado com tempo mais aberto, também sentiram a queda da temperatura. Em Ribeirão Preto fazia apenas 25ºC às 15h deste domingo (26) e a umidade do ar estava em 57%, enquanto na sexta-feira (24) a temperatura era de 34ºC e a umidade era de 19%.

 

Frio continua nesta segunda-feira

A segunda-feira ainda será marcada por temperatura baixa e muita nebulosidade na faixa leste do estado. No litoral, ainda há previsão de chuva fraca ou chuviscos a qualquer hora do dia. Na Grande SP e no vale do Paraíba o dia começa bem nublado, com bastante névoa e com chuviscos. À tarde não chove mais e até acontecem algumas rápidas aberturas de sol. No entanto a temperatura ainda sobe lentamente e a sensação de frio continua.

 

Nas demais áreas do interior o sol brilha forte desde cedo e, por isso, a sensação não será de tanto frio, mas a temperatura ainda fica baixa ao amanhecer e amena a agradável durante a tarde.

 

 

SP_São-Paulo-por-Aline-Tochio-31-7-18-nublado

foto de Aline Tochio, São Paulo (SP)

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%