Oferecido por
A Região Sul do Brasil continua gelada nesta segunda-feira, 27 de agosto, tendo um dia típico de inverno, com muito sol e ar bastante seco. Com temperaturas abaixo de 0°C, a geada volta a se formar em várias áreas dos três estados.
Possibilidade de recorde de frio
Pode correr recorde de frio em Florianópolis nesta segunda-feira. A menor temperatura na capital catarinense até agora é de 7,0°C e foi registrada no dia 8 de junho. Não há expectativa de recorde de frio em Porto Alegre e nem em Curitiba, mas as duas capitais podem ter geada nesta segunda-feira.
Quando o frio diminui?
No último fim de semana de agosto, o Sul do Brasil voltou a sentir os efeitos de uma forte massa de ar frio, de origem polar, uma das mais intensas de 2018. O centro desta massa de ar de polar, que é a região com potencial para provocar o frio mais intenso, entrou sobre o interior da Região Sul no domingo, 26 de agosto, e no decorrer desta segunda-feira, 27, avança para o mar, na altura do litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O afastamento do centro da massa de frio facilita o aquecimento do ar. Assim, a temperatura na tarde da segunda-feira, 27, já se eleva muito mais do que no domingo e a madrugada da terça-feira, 28, já não terá frio congelante.
Nova frente fria
O sol e o tempo seco predominam no Sul do Brasil na terça-feira, 28 de agosto, mas volta a chover no Rio Grande do Sul a partir da quarta-feira com a aproximação de outra frente fria. A semana termina com pancadas de chuva em grande parte da Região. Confira a previsão para a semana.
Temperatura chegou a 5°C negativos em SC
O amanhecer do domingo, 26 de agosto de 2018, pode ser considerado um dos mais gelados do ano na Região Sul do Brasil. Temperaturas abaixo de 0°C foram registradas em várias regiões dos três estados, o que permitiu a ocorrência de geada em amplas áreas, e até com forte intensidade em todos os estados.
O frio muito intenso do domingo foi previsto e provocado pela passagem de uma forte massa de ar frio de origem polar sobre a Região Sul.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Paraná foi de 3,0°C negativos em General Carneiro. Em Santa Catarina, a menor registrada pelo INMET foi de 3,7°C negativos em São Joaquim e no Rio Grande do Sul, a menor temperatura foi de 2,8°C abaixo de zero em Bom Jesus.
O Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, meteorológico e agrícola do governo catarinense, registrou 5,4°C negativos em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina.
A tabela mostra os locais onde o INMET possui estação meteorológica convencional que registraram geada. O registro deste fenômeno é visual e não poder ser detectado por uma estação meteorológica automática.
Geada no Sul do Brasil em 26/8/2018 (INMET)
Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghi/Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)