Calor pode bater recorde em Cuiabá e em Campo Grande esta semana

28/08/2018 às 16:19
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/08/2018 às 17:41

Oferecimento
Temperatura em Mato Grosso do Sul chegou aos 40°C na tarde de terça-feira.

Agosto começou com entrada de ar polar no Centro-Oeste que esfriou especialmente o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso. Mas os últimos dias do mês são predomínio de vento quente, vindos das regiões tropicais, que vão ajudar a aquecer o ar nos próximos dias, junto com o sol forte.

 

São estas duas condições que fazem o calor aumentar em todo o Centro-Oeste do Brasil até o fim da semana, mas o  maior aquecimento é esperado para o Mato Grosso do Sul e para o Mato Grosso. Os dois estados vão ficar entre as áreas mais quentes do Brasil nos próximos dias, com previsão de temperaturas entre 36°C e 40°C durante a tarde.

Esta situação já começou a ser observada nesta terça-feira. O INMET registrou 40,5°C em Sonora (norte de MS) às 14 horas local. No mesmo horário, Rondonópolis chegou aos 37,7°C.

 

Em Goiás e no Distrito Federal, o vento moderado a forte até a quinta-feira, 30 de agosto, vai dificultar o aquecimento excessivo do ar. Mas o vento enfraquece na sexta-feira e a partir daí a tendência também é de aumento de calor.

Entenda porque está ventando forte em GO e no DF

 

Possível recorde de calor em Cuiabá e em Campo Grande

As capitais Cuiabá e Campo Grande também ficam mais quentes nos próximos dias e podem bater o recorde de calor para 2018 mais de uma vez.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 28 de agosto, a maior temperatura em Cuiabá foi de 39,0°C, no dia 14 de agosto. Em Campo Grande, o recorde calor atual é de 34,5°C, no dia 24 de janeiro.

O gráfico mostra a previsão da evolução da temperatura máxima para as duas capitais, segundo a Climatempo, até o dia 1 de setembro.

 

 

 

Temperatura máxima prevista para Cuiabá e Campo Grande até 01/9/18

 

  

Ar muito seco

Além do calorão, a população da Região Centro-Oeste continua sofrendo esta semana com o ar muito seco. Níveis críticos de umidade relativa do ar entre 10% e 30% devem ser observados por várias horas. Índices de umidade no ar nesta faixa são muito abaixo do recomendável para a saúde humana, que é de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

Frente fria à vista

O sol forte, o ar muito seco e calorão predominam no Centro-Oeste até a sexta-feira. Mas já na sexta, 30 de agosto, pancadas de chuva devem voltar a ocorrer nas áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul próximas das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, com a aproximação de outra frente fria. As condições para chuva aumentam no fim de semana.

 

 

 

Foto de Sergio Salles, Cuiabá (MT)

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

8mm / 80%

Campo Grande - MS

16°
min

28°
max

0mm / 0%