Calor pode bater recorde nas capitais do CO até domingo

29/08/2018 às 20:28
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/08/2018 às 23:29

Oferecimento
Tarde de 29 de agosto foi a segunda mais quente do ano em Campo Grande (MS)

A tarde de 29 de agosto foi a segunda mais quente deste ano até agora em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 34,4°C de temperatura máxima, mas o recorde de calor é de 34,5°C, no dia 24 de janeiro.

Campo Grande foi a capital mais seca do país, com 23% de umidade relativa do ar às 15 horas (Brasília). Mas o ar secou um pouco mais depois deste horário e o mínimo de umidade foi de 22%, às 17 horas (Brasília)

 

 

Calor iguala recorde em Cuiabá

Na leitura regular da temperatura máxima feita às 21 horas (de Brasília), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,0°C em Cuiabá. Este valor iguala o recorde atual de calor para 2018 registrado em 14 de agosto.

Esta marca poderá ser superada nesta quinta-feira.

 

 

Calor aumenta no CO

O calor aumenta nos próximos dias em toda a Região Centro-Oeste e a chance de novos recordes de calor é alta nas quatro capitais até o domingo.

Campo Grande e Cuiabá podem bater o recorde de calor por mais de uma vez até o sábado, 1 de setembro. A temperatura na capital de Mato Grosso pode chegar aos 40°C pela primeira vez este ano.

 

Mudança brusca

Mas a população das duas cidades deve ficar muito atenta com a brusca queda da temperatura no domingo. O ar frio de origem polar de outra frente fria entra forte sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o oeste e sul de Mato Grosso. As duas capitais terão um sábado muito quente e vão esfriar muito no domingo.

 

Semana termina mais quente em Goiânia e Brasília 

Em Goiânia e em Brasília, o maior aquecimento é esperado para o fim de semana e também há chance de bater o recorde de calor do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura registrada este ano em Brasília foi de 31,2°C, em 13 de agosto. Em Goiânia, o recorde atual de calor para 2018 é de 35,5°C nos dias 20 e 23 de janeiro.

 

Chuva à vista

Outra frente fria chega ao Centro-Oeste do Brasil na virada de agosto para setembro. Esta frente fria traz chuva para algumas áreas de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul a partir de sexta-feira. Há chance de chuva em Goiânia no domingo, mas o Distrito Federal deve ter apenas aumento da nebulosidade.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

35mm / 90%

Campo Grande - MS

22°
min

30°
max

10mm / 67%